05 julho 2013

O Duplo Disfarce de Amigos


A importância de Laurentino Dias na estratégia política e eleitoral do PS de Fafe é  incómoda e negativa. No entanto, e mais evidente será a sua influência na definição e garantia dos seus pares na lista à câmara, de forma a supostamente sentir o seu “peso” político versus poder pessoal.
Deste modo é de todo desejável e urgente ao PS de Fafe desencadear uma estratégia na opinião pública que permita, sem grandes prejuízos eleitorais, dar a indicação de que, pelo menos agora, Laurentino Dias nada tem a ver com o processo eleitoral ou, melhor dizendo, com a candidatura de Raul Cunha.
Pelos acontecimentos, a que assisti, ocorridos na última assembleia municipal e com a reserva devida da consciência pessoal dos intervenientes e dos que possam equacionar a possível premeditação dos mesmos de forma voluntária ou involuntária, podem e devem ter contribuído para o “disfarce” de desvinculação de Laurentino Dias da candidatura do PS de Fafe, uma vez que já deverá estar garantido o seu cunho pessoal na lista dos seu pares.
Os mesmos acontecimentos, não afectam, por uma lado o presidente da assembleia municipal, uma vez que a solução proposta para a escola de Golães é de bom senso e o desconforto para José Ribeiro é pacífico, uma vez que se trata de um caso isolado. Relativamente ao prejuízo político causado aos membros da junta, pode este, ainda, ser minimizado.
Resta portanto, e com as ressalvas acima referidas, a suposta “zanga” e estratégia de bastidores entre Laurentino Dias e José Ribeiro, num “duplo disfarce de amigos”. 
Deste modo, está aberto o espaço desejado para a não participação de Laurentino Dias na lista à Assembleia Municipal e a consequente não participação na campanha eleitoral, sobretudo nas freguesias, o que deveria ser desejável na candidatura do PS.
Falta saber se com disfarces, tirar de tapetes, pressões, confusões, incapacidade de afirmação do candidato e de motivação dos seus pares, em contraste com o silêncio, humildade e coerência política de Antero Barbosa em querer se afastar de tudo, conforme afirmou na sua entrevista do inicio do ano, o PS de Fafe sairá vencedor nas próximas autárquicas.
E não haverá um estilhaçar um “partir de loiça toda”, que, apesar do tempo decorrido, ainda é desejado, nem que seja em favor de uma terra a que TODOS FAZEMOS PARTE: FAFE, e da qual ninguém é dono.

Pedro Almeida  

8 comentários:

Miguel Summavielle disse...

O que presenciei, na passada sexta-feira, foi uma divergência pública de opinião, que resultou na inversão, no momento e em directo, do sentido de voto da bancada e presidentes socialistas, resultando no chumbo de uma proposta do próprio executivo socialista – algo verdadeiramente insólito!
O PS (deputados e presidentes) havia decidido votar favoravelmente a cedência do edifício e a intervenção do Dr. Ribeiro é a mais clara prova do facto. A intervenção do Dr. Laurentino Dias veio inverter a lógica e, num golpe de mão, demonstrar ao Dr. José Ribeiro quem manda, pelo menos na Assembleia Municipal.
Concluo, portanto, que não devem ser amigos e, quem sabe, nem sequer estão alinhados na mesma estratégia eleitoral.
Para mim, foi mais um tiro no pé, próprio de quem está interinamente em guerra e não o consegue disfarçar.

Anónimo disse...

Será que os dois irmãos (Summavielle)também estão zangados e totalmente de costas voltadas? o Vereador e candidato a Câmara aprovou na reunião do executivo a proposta, o da assembleia, como tinha uma plateia a quem queria agradar, fez precisamente o contrario! é preciso ter lata!

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 8:10,
Agradeço a oportunidade que me dá para esclarecer esta questão.
Já no final da Assembleia Municipal, a candidata da CDU à Câmara, intervindo do público e num momento em que sabia não haver direito a resposta, acusou os Independentes de hipocrisia e demagogia.
Digo-lhe a si o que disse à Sra. Dra. Leonor: a votação da cedência do edifício foi proposta em Reunião de Câmara, pelo Dr. José Ribeiro, como foi proposta na Assembleia Municipal, ou seja, baseada em 2 ofícios, um da Junta de Freguesia de Golães e outro da IPSS de Golães, ambas dando como facto quase consumado o encerramento do Jardim de Infância de Pequite, por falta de alunos. Esta cedência efetivar-se-ia logo que o Jardim de Infância de Pequite fosse desativado.
O Sr. Presidente da Câmara, sabendo que o dito Jardim de Infância tinha alunos e que a DREN não tinha demonstrado qualquer interesse em encerra-lo, optou por não esclarecer os Vereadores da oposição, deixando-os votar com base em premissas erradas. Terá que lhe perguntar a ele porque o fez!
Logo na reunião de Câmara seguinte, no dia 6 de Junho, os Vereadores Independentes, manifestaram o seu desagrado pela situação, solicitando que a decisão fosse revista, o que não foi aceite. Pena que a imprensa local tenha decidido não publicitar o facto…
Como sabe, estando em minoria, nada há a fazer. Restava, como última possibilidade, procurar convencer a Assembleia Municipal do erro que se ia cometer. Felizmente para todos (ou quase…), o Sr. Presidente da Assembleia resolveu meter a disciplina partidária no bolso e dizer o que lhe ia na alma. Será que também ele se terá deixado corromper pela plateia?!!!
Por isso, caro anónimo, não há lata nenhuma.
Quanto à plateia que tanto me influência, se isso fosse verdade, seria agora candidato a presidente da Junta ou da Câmara, o que já deve saber que não sou. Gosto mais, sendo possível, de trabalhar sem exposição…

Socialista Indignado disse...

OFICIAL: Larentino Dias Candidato á Assembleia Municipal!

Lista da Câmara: RC, Pompeu Martins, HElena Lemos, Vitor, o resto já não interessa porque não vão entrar...

Meus amigos, isto é a prova provada da cilada politica em que Antero Barbosa foi apanhado. Então o homem queria ser Candidato á Câmara e vai agora para a Assembleia? Será que alguém acreditou na real vontade de Laurentino querer ser candidato á Câmara de Fafe? Tudo isto foi uma cilada montada pelos 2amigos, qual ditadura ao estilo Salazarista que estes senhores impõem no PS Fafe!

Sou Socialista e tenho vergonha de o ser, com o que se passou, e o que ainda se passa no seio do PS Fafe! O partido não é destes senhores, temos de os por na rua já! Anseio pelo resultado autárquico para pedir responsabilidades a estes ditadorzinhos de meia tijela!


Anónimo disse...

Exmo.Sr. Eng. Miguel.
O Sr. e com todo o respeito, fala e escreve muito bem.Mas não sejamos ingénuos o que está a passar-se com essa escola é o que se vai passar com muitas outras, ou seja o seu encerramento. A culpa é de todos nós porque o verdadeiro motivo do encerramento das mesmas é a baixa da natalidade. Ñão há crianças e este é um dos maiores males da crise que vivemos. Hoje as mulheres sacrificam a maternidade em prol de uma carreira profissional e claro que, as crianças faltam em todas as escolas.Este problema é muito grave para ser abordado só do ponto de vista politico. Para quem não sabe a realidade o melhor de tudo é consultar os dados sobre os nascimentos em Portugal.Isto sim é muito grave.
Eu sou Professora e sinto esta triste realidade!

Miguel Summavielle disse...

Cara anónima das 1:38,
Concordo que a base do problema seja a que enuncia. É a realidade da quase totalidade dos países chamados desenvolvidos.
Este é, aliás, um indicador agravado por este momento de crise que vivemos. Naturalmente, quando se reduzem os recursos disponíveis, temos que pensar muito bem antes de aumentar ao número de bocas a alimentar.
De qualquer forma, e ainda mais sendo professora, concordará que não devemos contribuir para o desaparecimento do serviço público, o que estaríamos a fazer se concordássemos com o negócio proposto, dando à DREN as armas que procura para justificar mais um encerramento e mais um corte na despesa.
Que se corte na despesa onde se pode e não onde apenas iria gerar mais encargos aos cidadãos, já que a alternativa seria o privado, mais caro, claro.

Anónimo disse...

Parabéns aos escolhidos para a lista do PS.
Força...

Anónimo disse...

Devo dizer que me enganei Laurentino dias venceu em toda a linha...