16 janeiro 2013

Parcídio


Foto: Medalha de Ouro de Fafe
Dr Parcidio Summavielle Soares, agraciado pela Junta de Freguesia de Fafe, com a medalha de ouro, a proposta foi apresentada pelo Presidente da Junta de Fafe, José Mário Silva.


 
A forma como vivi a política em Fafe, como toda a minha geração, assemelhava-se muito a um Benfica - Porto. Qualquer vitória do partido transformava-se numa vitória pessoal com uma vertente puramente emocional; mais do que projectos, valia a personificação dos líderes. Por esse motivo, vivia intensamente qualquer eleição que significasse a vitória de Parcídio. Era um entre muitos que «olhava» os restantes partidos de um ponto de vista maniqueísta, como inimigos geneticamente viciados. O PSD era por mim considerado o partido da burguesia, O CDS o partido eclesiástico. Lembro-me de umas eleições em que, com as primeiras borbulhas no rosto, me juntei a uma manifestação, em pleno reduto socialista da Ponte do Ranha (justificado quer pela identificação de classe, quer pelo telhado do tanque do Matadouro, projecto ansiado pelas melhores lavadeiras), de regozijo por mais uma vitória de Parcídio. A meu lado seguiam com igual emoção Artur Coimbra e José Mário Silva. Lembro-me de gritar PS como se fosse uma sigla de Parcídio Summavielle. Aliás, Parcídio confundia-se com o partido. Passado estes anos, e pela sabedoria (infelizmente pouca) que o tempo nos traz, relativizo essas alturas. Hoje, possivelmente não faria o mesmo. Obviamente,  Parcídio era e é um homem inteligente. Sempre se notabilizou por ser um jogador enorme no tabuleiro político. Tem a escola da esquerda (?) do PS e a manha do combate político. Por isso, compreendo a posição de José Mário Silva. A alfinetada no PS actual faz-se na recuperação da política como se fosse um Benfica-Porto.

António Daniel

4 comentários:

Anónimo disse...

Clap ! Clap ! Clap !

Anónimo disse...

Não compreendo a posição do presidente da junta. Porquê agora? Ou melhor, porquê só agora? São as alfinetadas do costume no partido...
Com todos os defeitos e virtudes, Parcídio teve um papel de destaque em Fafe.
Foi o homem do rallye mas também foi o homem da destruição do património dos brasileiros.
Não foi consensual mas hoje em dia recebe-se medalhas por tudo e por nada, é normal que este também tenha uma na sua vitrine na sala.

Anónimo disse...

Cá está o malabarista do Sr. Mário à procura de tacho nas listas da família Summavielle nas próximas autárquicas! Quem não tem cão caça com gato...

Anónimo disse...

Este presidente diz mal de todos os presidentes da camara.
Disse muito mal do Parcidio e do Ribeiro também.
Agora já pensa na maneira de arranjar um novo encosto.
Tenha vergonha, a vida não pode ser vista desta forma.
Devia pensar em reformar-se, pois já deu o que tinha a dar.Antonio