22 janeiro 2013

Cooperação Cultural Fafe/Recife


A convite da APACEPE, Associação Pernambucana de Artes Cénicas, Pompeu Martins, Vereador da Cultura de Fafe, visitou oficialmente a cidade do Recife, tendo marcado presença num dos maiores Festivais de teatro do Brasil, denominado «Janeiro de Grandes Espetáculos». Na abertura deste evento, dirigindo-se a mais de 600 pessoas ligadas ao setor das artes e do espetáculo, o autarca fafense deu conta das orientações ao nível da cooperação internacional e da política cultural do município fafense. No Teatro Santa Isabel, o Festival abriu com a peça de Moncho Rodriguez, «O Desejado – El Rei D. Sebastião», uma co-produção entre o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso e a Câmara de Fafe, que colheu os maiores elogios da crítica brasileira no momento da estreia. 
Na agenda de Pompeu Martins, registaram-se momentos de reunião com o Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, nas áreas da cultura, onde firmou acordos de cooperação para tornar possível um novo projeto cultural a iniciar este ano de 2013 que envolve Fafe e o Brasil. Em entrevista aos diários brasileiros, o Vereador fafense anunciou outras reuniões com produtores culturais daquela região brasileira, assim como encontros bilaterais com escritores, músicos, atores e outros agentes, tendo apresentado o concelho de Fafe, a sua história, as suas paisagens e os seus agentes de desenvolvimento económico, cultural e turístico, aproveitando a ocasião para planear com estes algumas ações conjuntas que ocorrerão no corrente ano. Destes encontros, salientam-se a reunião no salão nobre do Teatro Santa Isabel com produtores de teatro e televisão, o encontro em sua casa com um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, Ronaldo Correia de Brito, a quem endereçou convite para vir a Fafe este ano, logo a seguir à sua participação nos salões de Paris e Frankfurt. Ainda no domínio da literatura, Pompeu Martins reuniu-se com o diretor da Bienal Internacional do Livro do Recife (um evento que contou com a presença de mais de 650.000 visitantes na última edição) no sentido de criar parcerias que reforcem as políticas de promoção do livro e da leitura em Fafe.
Sendo Fafe a capital da arquitetura dos brasileiros de torna viagem e a localidade portuguesa onde está sedeado o Museu das Migrações e das Comunidades Portuguesas, estes factos fizeram desta visita oficial uma mais-valia que fortalecerá o projeto «Fafe – Cidade das Artes» a ser apresentado publicamente no próximo mês de Fevereiro e que tem como objetivo central a contribuição para uma sustentabilidade crescente dos agentes de cultura fafenses, na continuidade de uma política de cultura participada, que tem sido o registo da Câmara Municipal ao longo dos tempos.
Para o Estado de Pernambuco, o Município conta com a colaboração do presidente da APACEPE, o produtor Paulo de Castro, que coordenará as atividades de intercâmbio com Fafe, tendo agendadas já três momentos de co-produção luso-brasileira para este ano.
A marca Fafe dos Brasileiros vai assim ganhando cada vez mais expressão a nível nacional e internacional, devendo ser um espaço de crescimento e de partilha entre aqueles que decidiram trabalhar conjuntamente, fafenses e brasileiros, dando origem a produtos culturais que são mais do que o reflexo cultural dos dois países, são o resultado de uma interação que contribui para a mudança entre gente que se encontra e acrescenta a si mesma e à comunidade onde o seu trabalho se implementa.
Uma janela de oportunidades que assenta em projetos concretos e numa política de cooperação internacional com verdade e substância, no seguimento de outros acordos internacionais que o município fafense firmou no decurso do ano transato e do corrente ano.

Fonte: C.M. de Fafe, Gabinete de Imprensa

Sem comentários: