24 novembro 2009

Bailes, bruxos e afins

Estive indeciso até à última acerca do nome a dar a este "post". Poderia chamar de "Tesourinhos Deprimentes à Moda de Fafe" ou de algo do género mas resolvi chamar apenas de bailes, bruxos e afins até porque tem mais a ver com o texto nele contido. Pois bem, hoje a vítima chama-se José Ribeiro. Primeiro porque é o presidente da câmara, figura número um do concelho e depois porque tem também umas imagens e frases que são dignas de nota num capítulo deprimente qualquer da política portuguesa. Hoje será ele. No futuro, haverá mais.
José Ribeiro não sabemos se tem jeito para o baile. Não tem qualquer menção no seu curriculum de algum prémio nesta categoria, apesar de frequentador na sua juventude, do clube cepanense, algo de muito à frente na época. Hoje em dia diverte-se mais a dançar com os velhinhos de Fafe nas comemorações do idoso, na Malafaia, etc. E faz bem. Dançar, para além de ser um excelente exercício, também é uma boa forma de conquistar a simpatia dos idosos em período eleitoral... Mas, o que é demais, é erro! Já chega de ver ano após ano, esta imagem repetida do presidente a dançar. Seja no boletim municipal, no miserável site da Câmara, nos jornais locais... Mais uma imagem parecida a esta e atrevo-me a nomeá-lo para a revelação artística do ano nos prémios do jornal Correio de Fafe para a categoria de dança.
Depois da imagem deprimente, que tal as frases? Esta é a que prefiro. "O bruxo é bom para o turismo de Fafe". Tem a sua razão... mas que turismo é este? Turismo sobrenatural? Será que este turismo já está contemplado na Naturfafe com algum subsídio extra? Vindo de um popular qualquer, admito que lhe dava razão porque evidentemente o bruxo atrai pessoas a Fafe (ou a Arões) mas vindo de um presidente que tem por missão apostar num turismo de qualidade, turimo de natureza para Fafe à semelhança do que se está a passar um pouco por todo o Norte de Portugal, dá mesmo vontade de rir (ou de chorar...)
Esta também gosto e que diz repetidamente aquando da volta a Portugal... "Fafe tem tudo o que uma grande cidade tem"... Acho que não merece muitos comentários...
Por aqui me fico. São tesourinhos deprimentes mesmo à moda de Fafe. Hoje ficamos com os bailes, bruxos e afins do nosso presidente mas outros se seguirão. E aceitam-se ideias...

16 comentários:

António Daniel disse...

E quando a afirmação do "bruxo ser um bom dinamizador do turismo" vira chacota numa rádio nacional (Antena 1, programa Alma Nostra, Terça-feira dia 16 de Novembro), aí fico irritado... Não é isto que quero para Fafe. Seria bom que o Vereador da Educação ou da Cultura instruísse o nosso presidente nas lides da civilidade.

António Daniel disse...

A ironia é inteligência pura.

Anónimo disse...

É verdadeiramente um tesourinho deprimente.
É verdade que os idosos precisam destas festas, mas este presidente da Câmara esquece-se que existem centenas de idosos vítimas de violência,a viverem em condições degradantes e o que faz por isso?
O conceito de cultura para este executivo é muito limitado. Tenho vergonha que o meu presidente da Câmara que se goste que não foi ele o eleito, considere que o bruxo de fafe é bom para o turismo, qualque dia a NATURFAFE dedica-se a promover o bruxo!!! e que fafe tem tudo que uma grande cidade tem....enfim afirmações ridículas de quem tem feito a meu ver um péssimo trabalho desde que está á frente dos destinos de fafe.
A verdade é que estes bailaricos com idosos,comícios na quinta da malafaia dão votos, talvez esteja aí o segredo para se obter uma maioria absoluta, entre outros motivos de intimidação que tem sido utilizados pelo partido socialista de fafe.
Mas é uma realidade a qual temos que nos abituar dado que esperam-nos 4 anos do "melhor mandato de sempre"....ou não.

Anónimo disse...

José Ribeiro pode ter muitos defeitos mas foi ele que tirou muita gente de Fafe sem as minimas condições de habitabilidade em casa através do programa habitação para gente carenciada.
há que louvar estas atitudes e secalhar daí muitos idosos gostarem dele
ele tambem deu grande atenção a esta area ao contrario de outros.

Anónimo disse...

É tão verdade que até autoriza a melhorar casas de gente que não precisa nem um bocadinho... depois andam os seus pastores, no dia das eleições, a lembrar que mudaram um telhado... umas portas... haja vergonha!

FRJ disse...

gente que não precisa?
são pessoas que vivem no limiar da pobreza e com condições miseráveis em casa. a maior parte com filhos na escola e idosos sem as minimas condições em casa que esperaram anos, décadas para as obras serem feitas.
mudar uma porta? janelas?
remodelam-se cozinhas, casas de banho, quartos...
Haja vergonha é da tua parte ó anonimo anterior. deves ser burguês de certeza e não sabes que este programa foi das melhores coisas que se fizeram em Fafe. também não deves saber que fafe é uma região pobre, com muitas familias pobres.
este foi a melhor obra social em fafe na minha opiniao. nao tem a projecção do teatro mas ajuda muitas familias. este programa ate foi copiado por outras camaras

Anónimo disse...

É tão verdade que muitos dos contemplados pela câmara nesses programa de melhoria de habitações a maior parte não necessitam que eu colaboro com uma instituição de solidariedade e as listas dessas pessoas referenciadas na câmara não necessitavam minimamente desses apoios, a maior parte delas a viverem do rendimento mínimo sem quererem trabalhar. Era de louvar e que a câmara oferecesse trabalho a essas pessoas.Basta de pessoas a viverem à custa de quem trabalha e faz alguma coisa por esta sociedade. E não é apenas uma melhoria das condições habitacionais que tira as pessoa da pobreza e o resto??A câmara dá a quem lhe interessa, a quem lhe traz votos. Tentam com umas simples medidas de cosmética tapar o sol com a peneira....

Anónimo disse...

Sim senhor ó FRJ...
Se não tás iinformado vai-te informar e depois comenta...
buguês deves ser tu que apoia estes tipos...
Acho muito bom o programa, o problema é que há gente a aproveitar-se disso para sacar mais uns votos. gentalha, certamente, do teu partido... haja vergonha!
Isso é roubar os nossos impostos, para dar a quem tem mais do que nós... Nunca diriamos isso se esse programa fosse mesmo e apenas para quem precisa!

FRJ disse...

em tudo o que se faz de bom em Fafe é sempre para agradar para votos. que mentalidade é esta?
ninguém é capaz de reconhecer coisas bem feitas em fafe? é tudo mau?
eu não trabalho numa instituição de solidariedade mas fui membro de uma junta de freguesia e afirmo com todas as certezas que as pessoas que foram contempladas na minha freguesia, com esse programa, era gente que vivia em condições desumanas.

este tipo de ajudas eu não me importo mesmo nada que seja dinheiro dos meus impostos. prefiro isto do que andar a alimentar médicos e funcionarios publicos incompetentes que tratam mal as pessoas...

Anónimo disse...

Ó FRJ... e que tal passares pela Câmara (Acção Social) e pedires a lista dos contemplados?!?
Na volta vais descobrir gente com a conta maior do que a tua... gente com mais do que uma casa... Vai lá! Tenta...
Ninguém diz que o projecto é mau, porque não é. Mas o que aconteceu na tua freguesia, não acontece em todas. Vai lá... tenta investigar e depois anda falar com a malta!

Anónimo disse...

Primeiro...não trabalho numa instituição de solidariedade, sou voluntário.E confirmo sim, que as listas eram autênticas fraudes, aliás um dos contemplados era um membro de uma junta de freguesia....vergonha.Claro que nem tudo que a câmara faz e para comprar votos, mas quase tudo...

Anónimo disse...

Na verdade esse frustrado chamado presidente que tenha vergonha da cidade que diz ser Fafe, envergonha a população e quem sabe quando tem outras e essas sim chamadas CIDADES que ai sim qualidade de vida e principalmente trabalho, como o dele esta seguro e recebe os seus €uros sem se consumir, pobres , o anónimo tem razão no que diz, em cabeceiros um cidadão recebeu um cheque de 12000€ , quando saiu na revista municipal até deu dó.
O dito presidente a sorrir mas devia de ter vergonha ao entregar tal, o senhor é responsável de uma empresa de construção ao qual é o responsável, o salário não será o rendimento mínimo? Caso tenha possibilidade de ir aos arquivos vá ver e diga algo ao pessoal
Tenham vergonha, são uns politos da pior estripe , vergonhosos

Sandra disse...

Essa de "a cidade de Fafe tem tudo o que uma grande cidade tem" também me deixou de boca aberta quando ouvi. Sinceramente deu-me pra rir, porque realmente só podia ser piada, axo que nem ele acreditou quando disse. No fundo o presidente da Câmara é uma pessoa muito engraçada que gosta de dizer uma piada aqui e ali. Adoro fafe e nunca terei vergonha de dizer que é a minha cidade, mas tenho vergonha de muita coisa que se passa por cá. Concerteza que se fazem coisas boas, mas é triste ver o jogo de interesses enorme que se vê a cada passo na nossa cidade. Valha-nos o bruxo looool

MFM disse...

É louvável ,a atitude do S.r Presidente em participar das festas e promover alegria junto dos que mais necessitam, as pessoas idosas. Antonio Lobo Antunes em entrevista dada à poucos dias à RTP referiu-se à dignidade com que muitos idosos de condição humilde têm perante situações de doença e solidão. “Perante a grandiosidade dessas pessoas apetecia-me ajoelhar,”disse o escritor. Ao contrario de tesourinho deprimente,os nossos idosos bem podem dizer, quem tem um amigo tem um tesouro.

Nós em Fafe temos tudo que as outras terras têm, as pessoas são a nossa maior riqueza.

A historia da literatura, sempre relatou a existencia de bruxos e videntes em todas as épocas e por todo o mundo desde o tempo dos Faraós, passando pelas lendas do Rei Artur, aos livros do Harry Potter. Quando o nome da nossa terra está envolvido,é que não é muito agradável.

Os cristãos, são cheios de contradições e comportamentos supersticiosos. A pessoa, vai a outra pessoa ou a uma instituição mas no final tem que ir ao encontro de Deus.

Miguel Summavielle disse...

A Festa do Idoso é uma realização da CM de Fafe que contribui para a humanização do dia à dia dos idosos do nosso concelho, permitindo, pelo menos nesse dia, uma alternância na sua rotina.
É normal a presença do Presidente da Câmara e restante executivo. Incorrecto foi não terem convidado os vereadores da oposição, dando-lhes a mesma oportunidade de contacto com essa franja da população, já que o dinheiro é de todos os contribuintes e não apenas dos votantes PS. Só depois de uma intervenção do Dr. Pedro Gonçalves (em 2008) é que os vereadores da oposição começaram a ser convidados...
Refira-se que o meu irmão optou por não estar presente, entendendo que não se deve utilizar estes eventos para fazer campanha, sob pena de se confundirem as coisas.
Cada um tem a sua forma de fazer política...
Quanto ao Bruxo de Fafe ser bom para o Turismo, é apenas uma frase infeliz. Não acredito que o Dr. José Ribeiro pense isso. Não tenho nada contra as crenças das pessoas, mas dificilmente se enquadraria a prestidigitação (com fins lucrativos) no rol das actividades turísticas.
Termino, solicitando aos participantes que dizem saber de subsídios indevidamente atribuídos no âmbito do programa de habitação para agregados carenciados, que me enviem esses relatos para poder solicitar informação ofícial.
Só assim poderemos combater a corrupção. Não se esqueçam que é o nosso dinheiro, os nossos impostos, o nosso esforço.
Temos essa obrigação.

FRJ disse...

bom comentario miguel.
é mesmo isso. quem souber de ilegalidades a esse programa que denunciem.é facil fazer isso.
eu não tenho esse conhecimento senão faria o mesmo. volto a repetir que na minha freguesia quem precisava de uma casa condigna, teve-a.
nas outras não sei mas quem souber que se passe das palavras aos actos