30 agosto 2006

Monte Longo... as nossas origens!


Monte Longo. Foi esta a definição anterior dos territórios que hoje compreendem o concelho de Fafe. O concelho de Monte Longo data do período medieval e tinha como centro concelhio os territórios então designados de "Santa Eulália", que viria a dar o nome de Fafe por volta do século XVIII. Mas, o nosso concelho tem mais de mil anos de existência. Encontram-se referências a freguesias que são hoje parte integrante do concelho de Fafe em testamentos e documentos que o comprovam.
Mas, a primeira referência segura é-nos facultada com as Inquirições de 1220 de D.Afonso II.
A ruralidade e a dispersão em termos de povoamento eram notórias, tal como hoje e, eram parte integrante do mesmo as paróquias de S.Clemente de Silvares (S.Clemente e S.Martinho), Moreira de Rei, Estorãos, Revelhe (designada de Gamazãos), Santa Eulália Antiga, S.João de Cortegaça, Antime, Armil, Medelo, Vinhós, Quinchães, Fornelos e Ribeiros.
Com o tempo, o território concelhio sofreu mutações influenciadas com as Inquirições de 1258. Silvares passa para Felgueiras e em 1290 passa para Guimarães, mantendo-se até ao final do século XIX.
Mas é, sobretudo com o século XVI que mais elementos documentais começam a formar uma ideia mais precisa do território que hoje conhecemos. Falarei disso mais tarde...