31 agosto 2006

Espólio arqueológico de Fafe... fora de Fafe!


Desenganem-se aqueles que pensam que Fafe não dispõe de vestígios arqueológicos dignos de nota. Certamente, todos já ouviram falar no Castro de Santo Ovídio mas sabes realmente o que lá poderás encontrar?! O povoado fortificado de Santo Ovídio remonta à Idade do Ferro/Época Romana e é o mais conhecido e importante monumento arqueológico concelhio. As primeiras escavações do local remontam ao século XIX e nele foram descobertas moedas, bem como outros artigos cerâmicos que estão, na sua maioria, à guarda do Museu D. Diogo de Sousa em Braga. No entanto, a principal descoberta foi uma estátua com 1,70 m de altura de um guerreiro galaico que se encontra, actualmente, no Museu Martins Sarmento, em Guimarães.
Hoje em dia, restam troços das muralhas e algumas estruturas bem conservadas, que permitiram lá identificar ocupação humana antes do século I a.C.
A Câmara Municipal de Fafe em conjunto com a associação ARCO estão, actualmente, a proceder à recuperação das ruínas arqueológicas e pretendem desenvolver na zona de Santo Ovídio um centro interpretativo do castro e uma estrutura de apoio às mesmas, dando a conhecer às pessoas um pouco da história do local.
Uma boa notícia para todos os fafenses! No entanto, penso que os achados descobertos (moedas, cerâmica e a estátua) deveriam ficar à guarda da autarquia fafense, criando um espaço destinado para esse fim e não fora.
Para além do castro aqui referido, Fafe dispôe de vestígios arqueológicos muito dispersos. Sobretudo necrópoles e monumentos megalíticos localizados a Norte do concelho e povoados fortificados que se encontram em mau estado de conservação por força do tempo.
Outra das descobertas de inegável importância foram as Braceletes d´Ouro, encontradas em Arnozela. Constitui um valioso tesouro com 20 argolas de ouro e que se encontram no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa.
Assim, os vestígios de ocupação antiga do nosso território são visíveis mas pouco conhecidos, tanto pela população, como por quem nos visita. Por outro lado, a maior parte deste espólio está à guarda de Museus fora da cidade. Seria, de todo interessante, recuperar este património para o nosso concelho.
Afinal, é um importante património que foi descoberto no nosso concelho e que, concerteza, traria uma mais valia turística para Fafe.

2 comentários:

Anónimo disse...

queria apenas dizer que no museu alberto sampaio em guimaraes existem uns azulejos pertencentes à igreja romãnica de aroes e que não está referido neste artigo.
mas concordo com tudo o que se diz.parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Folgo em saber que alguem se preocupa pelo Património Arqueológico desta terra. Muito bem!
Visitem http//arqueofafe.blogspot.com