10 novembro 2013

Ao Miguel Summavielle

Eliminar
"Desiludirmo-nos com as pessoas significa que não as conhecíamos bem" foram as sensatas palavras de um amigo e companheiro nesta recente luta política... E vejo cada vez mais a sua pertinência...
Não sendo meu costume entrar neste tipo de "lutas", não posso deixar de comentar as tuas palavras, Miguel, a respeito da "vencedora do debate"...
Na verdade, são palavras vãs, muito pobres mesmo, de quem pouco ou nada de mais importante arranja para dizer... Deselegantes até, o que não era teu costume, visto quem nem sequer estiveste representado no debate! Tê-lo visto ou assistido não seria, noutros tempos, motivo que te levasse a falar dele, mas enfim... as pessoas mudam... ou revelam-se...
Na verdade, da última vez que falámos, quando no final da penúltima assembleia municipal do mandato findo, me procuraste por eu, lá presente enquanto público, ter criticado todas as forças e movimentos eleitos na Câmara por terem aprovado por unanimidade a proposta relativa à escola de Pequite, e note-se que referi todos os eleitos na Câmara, doeste-te e prontamente saíste em defesa do teu irmão, dizendo que ele "não tinha na altura a informação toda"... Oh, que comovente inocência! Então por que votaram?! E ainda defendeste a tua atuação como eleito, afirmando que "de mais a mais, eu não sou candidato a coisa nenhuma!" e voltaste costas sem que eu sequer pudesse terminar a minha fala... Talvez perguntar-te pela família, por exemplo... enfim, coisas de pessoas educadas, que não perdem a cabeça por causa de política...
Pois bem, afinal, foste candidato; afinal, pareces sofrer do mesmo mal que faz com que as "causas dos que se movem sem cor política" lhes façam perder valores como educação, coerência, discernimento...; afinal, usas o meu discurso do teu irmão há quatro anos atrás, a infeliz comparação dos resultados da Câmara e Assembleia, sem ter tido a dedicação que tantas vezes te elogiei de, pelo menos, ir consultar dados passados, para concluir que tal realidade se verificou por diversas vezes...
Afinal, vejo nos Independentes uma equipa de pessoas, agora "unidas", e que tantas vezes ouvi falarem mal umas das outras...
Afinal, e apesar dos comentários pouco elegantes e ridiculamente pobres, eu sou a que mantém coerentemente os seus valores, a sua palavra, gostem ou não, concordem ou não... E nem sequer podem pôr muito defeito, AFINAL, vieram convidar-me!
Sou como sou, certa de que de falta de verdade, de honestidade e de palavra ninguém me poderá acusar... Fossem todos na política assim e Fafe estaria muito melhor servido!
Mas, e porque afinal, EU RESPEITO a decisão dos fafenses, águas passadas não movem moinhos", continuarei a ser uma cidadã atenta e interventiva, que discutirá o que de importante houver a discutir, sem perder tempo com novelas baratas...
Postos estes "pontos nos is", considero que pouco assunto haverá que me faça gastar mais palavras com comentários que nada contribuem para o bem de Fafe, o objetivo tão apregoado mas por tão poucos perseguido...

Aos leitores do blog peço desculpa por quebrar aquela que tem vindo a ser a conduta e ter comentado um texto aqui colocado... Não alimentarei novelas e, como tal, não lhe darei seguimento... Mas, gente do povo que sou, lá diz o ditado que "Quem não se sente não é filho de boa gente", não podia deixar de trazer aqui estes "Afinais"...
Afinal, eu sou assim!
 
Leonor Castro

26 comentários:

Anónimo disse...

gosto de mulheres corajosas!

Anónimo disse...

Belo texto Dra. Leonor.
Parabéns, tem muita categoria!

Anónimo disse...

Parabéns pelo texto e pelo seu conteúdo.
Você é uma Senhora!

Anónimo disse...

Só posso acrescentar mais um ditado a esta publicação: quem diz a verdade, não merece castigo! Parabéns pelo discernimento e pela seriedade...

Antonio disse...

Grande Mulher... Quem não deve não teme :)

Anónimo disse...

Drª Leonor, valha-nos Deus!!
se quiser posso dar-lhe o contato do Sr Eng. Portem-se como adultos que são!

Anónimo disse...

Ah grande mulher! É assim mesmo... sem papas na língua, sem medo da verdade e sempre com saber estar! Na verdade, eles andam a pedi-las... pena não haver muitos a pô-los no lugar!

Anónimo disse...

Parece que o ego de alguém ficou ferido! afinal, apenas se constatou um resultado!

Anónimo disse...

Um bocadinho ressabiada minha srª! Eu tb concordo com os comentários anterioes, em relação a ser uma grande mulher, mas podem ter a certeza que não foi por interveções como esta!

Miguel Summavielle disse...

Leonor,

Que importância tenho! Quem diria que uma frase de um texto meu te faria escrever neste blogue. De qualquer maneira, e por uma questão de educação, deixa-me dar-te as boas-vindas.
Começo por dizer que continuo a reconhecer-te toda a capacidade intelectual, todo o brilhantismo no uso da palavra (escrita ou falada), toda a coerência política, toda a integridade profissional e toda a competência pessoal. Nada mudou.
Escrevi que a “vencedora do debate” foi perdedora nas urnas e isso é verdade. Tiveste menos votos que o Dr. Alexandre Leite e, mais ainda, menos 107 votos que em 2009. O resultado da “vencedora do debate” (por o título não ser meu é que o coloco entre aspas) fica, reconhecerás, aquém das expectativas daqueles que, tendo visto ou ouvido o debate, te atribuíram a denominação.
Quanto a Pequite, deixa-me dizer que, efectivamente, não possuo essa dita “comovente inocência”. Sei que podias ter pedido para substituir o deputado municipal que esteve presente na reunião (como fizeste inúmeras vezes) e, nessa condição, intervir sobre o assunto. Curiosamente escolheste a inocente posição de membro do público para o fazer, sabendo, como não poderás negar, que não há, nesse momento, direito a resposta por parte dos deputados municipais. Ficaste, com esta estratégia, com a última palavra…
Fui falar contigo porque me mereces essa consideração e entendi que, não tendo a CDU qualquer vereador eleito, poderias não saber que a informação prestada na reunião de Câmara foi parcial e limitada, o que justificava a votação unânime dos vereadores. Aqui sim, reconheço, fui inocente, por achar que a verdade dos factos faria qualquer diferença.
Mas, para tua informação, contínuo a acompanhar o assunto. Fui à Câmara consultar o processo de destaque do polidesportivo, operação que permitiu criar um novo prédio, abrindo caminho para uma venda/permuta/doação (o que quer que venha a acontecer) que facilitará o encerramento da Escola. Fiz um requerimento à Junta para o qual aguardo resposta. E a CDU, o que fez?
Quanto a coerência, desculpa-me a franqueza, não me parece que necessite de receber lições e repara que não precisei de te chamar deselegante ou dizer que o teu texto é pobre.
Se fui mal-educado, virando-te as costas, peço desculpa. Foi sem qualquer intenção. Acredito que 8 anos de amizade e respeito mútuo me dêem, pelo menos, o direito à tolerância suficiente para que ultrapasses esta minha falha.

Melhores cumprimentos,
Miguel Summavielle

Rui Antunes disse...

Gosto destes jogos das palavras em que hoje acusam os que ontem foram acusados! Leonor Castro deixe-me dizer-lhe que a baixeza politica é algo que não me admira, em nada, do mesmo modo que não me admiram as suas palavras inócuas e sem sentido, por momentos a Clara fez-me lembrar uma qualquer “cachopa” rejeitada…
O seu texto vai mais longe e demonstra a “massa” de que realmente é feita, uma “massa” fraca. Se gosta tanto de ditados, certamente gostará deste “A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude”. A homenagem já lhe foi feita, esperemos pela virtude!

Anónimo disse...

Tanto quanto sei, a Dra Leonor pediu suspensão de mandato por motivos profissionais, o que lamentei desde logo porque se notou a sua ausência nas assembleias.como lamentarei agora, apesar de lá estar representada a CDU. Goste-se ou não a Dra Leonor faz a diferença em termos de intervenção. Espero que volte!

Anónimo disse...

o anónimo das 9.1 fala de comportamento adulto mas nem assina o texto. de certa forma, deve-lhe ter servido a carapuça e por isso não quer que em público se digam as verdades. Mas esta Senhora já mostrou que não tem medo da verdade!FORÇA

Anónimo disse...

Drª Leonor, é lamentável, mas acabou de dar um tiro no pé!

Anónimo disse...

Realmente parece haver ressabiados nestas eleições, mas não me parece que seja a Leonor Castro. Não foi ela que apareceu a comentar os resultados e as derrotas dos outros. Isto de ter telhados de vidro e atirar pedras ao do vizinho é muito fácil. E depois ainda dizem "deixo para outros comentarem".Concordo com os comentários que vêem seriedade e verdade e se a leonor não ligou ao Eng.o, como alguém sugeriu, lá terá tido os seus motivos.

Anónimo disse...

Miguel: 10 (dez)
Leonor: 0 (zero)

Anónimo disse...

senhor anónimo das 6.05
é fácil fazer as contas assim. Já que isto tem andado pelos ditados, quem parte e reparte, se não fica com a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte!

o engraçado no meio disto tudo é que se vê claramente quais são os "anónimos Independentes", é o máximo, até dá vontade de rir! Até podiam assinar "Anónimos por Fafe".

Achavam que ela só ficava bem na fotografia? Não! É mulher para todas as lutas, está provado e pequena no tamanho (que me perdoe a graça) não se deixa apequenar. sabe fazer ouvir a sua voz quando tem de ser e não se esconde atrás de hipocrisias.

Eu sou social democrata, como é lógico, afasto-me em muito das ideologias da Dra. Leonor. Mas quem me dera que a política fosse como o futebol e se pudesse fazer uma transferência direta!


Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 6.05
é melhor não fazer contas: depois ainda pedem a recontagem! Veja lá como escrutinador ainda é acusado de "chapelada" ou fraude!eheheeeh

Anónimo disse...

Caros anónimos, 11:44 e 12:00, Votei e sou militante do PSD, parece-me que foram vocês os responsáveis pela sondagem que deu a vitória ao meu partido...acertam sempre!
Ass: anónimo 6:05

Anónimo disse...

Parece que há muita gente desocupada em Fafe. Vou ser também um e passar a comentador.Na verdade, até me dá vontade de rir imaginar que netse momento a Dra Leonor deve estar a fazer a sua vidinha sem ligar nehuma ao Eng. Miguel. Ela por aqui passou, lavou a sua alma e pronto, foi verdadeira, tranparente e não mais alimentou intriga. Por isso não me parece que as palavras do Eng. tenham importancia, como ele diz. Nota-se nas palavras da dra mágoa, é verdade; mas o certo é que depois de dizer o que lhe veio à cabeça, e lá nisso não pode haver mais sinceridade, ela lá se foi. Não me parece que isso seja um tiro no pé, como disseram. Olhe, sr. Eng, na verdade, virou-lhe as costas, como pelos vistos diz que o sr. lhe fez.Até para se saber virar as costas e dar um assunto por terminado é preciso ter classe!repito o texto do 4º comentário, quem fala verdade não merece castigo

Anónimo disse...


Já que estamos numa de ditados populares, vejo-me obrigada a citar o tão famoso "Quem sai aos seus não degenera".
Embora nunca tivesse percebido por outras intervenções do Sr. Miguel Summavielle, ele aprendeu a lição
melhor do que o irmão. Nas palavras do Senhor Engenheiro não há aquela insegurança, melhor dizendo aquela "trapalhice"
que tantas vezes, sublinhando os últimos 8 anos, fez o Dr.Parcídio meter os pés pelas mãos e continua a fazê-lo.
E desengane-se quem pensa que isto é um elogio, penso que todos sabemos que a demagogia de uns e outros levou o país à ruína!
Pois bem, parece-me que o mentor se enganou na cria!

De facto não é habitual vermos a Dra.Leonor a participar em novelas online, e muitas se têm feito neste pré e prós eleições! No entanto, creio que a sua intervenção não se deve à importância do Sr.Miguel Summavielle nem tão pouco à
relevância das suas palavras. Consideremos e interpretemos, antes, o claro sarcasmo em "a grande vencedora". Como as
palavras são escritas é muito fácil para quem as escreve dizer que não foi com este ou aquele sentido.
Ressabiamentos, falta de ego e afins não faltaram nestas eleições... que o diga o Sr. Engenheiro que mora no ceio deles.
Não me parece que a Dra.Leonor, que sempre teve ciente da probabilidade dos seus resultados, tenha motivos para estar com
algum mal estar. E quanto à massa fraca Senhor Rui Antunes, se essa mulher fosse feita de massa fraca certamente que estaria na política pela ambição de poder e não pelo bem dos Fafenses, se assim fosse não me parece que tivesse ideais tão fortes e também não me parece que ingressasse no PCP. Estaria do lado daqueles que,por certo,teriam vitória e como todos sabemos só não esteve do lado desses porque não quis! Realmente é preciso muita classe para chegar, dizer, causar diversas reações e bater em retirada sem alimentar polémicas. Os meus parabéns Dra. Leonor por ser a mulher íntegra, honesta e coerente que é!

Anónimo disse...

Bom dia.
Confesso que gostava de ver chegar o dia em que este (e outros) blogs servissem para debater ideias e não de-bater pessoas. Quanto ao comentário da Dr. Leonor, que me perdoe quem pensa o contrário, mas o fato de esta frase:
“a grande vencedora” do debate promovido pelo Notícias de Fafe, teve menos votos que o seu colega candidato à Assembleia Municipal.”,
ter resultado em semelhante catarse, parece que lhe causou efetivamente um grande mal estar! O que me pergunto é o pq?! Se, como ela diz, é um padrão que se tem repetido(...) Então, pq tanto incómodo? Para refletir…

Anónimo disse...

O anónimo das 11.52 ou anda desatento ou...
No texto, parece-me que a dra explica bem o facto. O que por si mesmo explica também o ridículo do comentário do Engo Miguel: até parece que descobriu o ovo de colombo!Quanto a debater ideias concordo, alías, a próprias dra o disse. Era o mínimo que se esperava, pelo menos dos eleitos, não?Em vez de virem patra aqui falar dos outros, constatar o óvio como se fosse uma descoberta, enhcer chouriços já que temos andado pelas expressões populares. Quem foi eleito que ganhe em dignidade, ou que dê lugar a outros!

Anónimo disse...

O mal de pessoas como o engenheiro Summavielle ou dos que aqui sairão em sua defesa e prontos a arranjar motivos para falar mal das palavras da dr.ª Leonor é que não estão habituados a que as pessoas sejam verdadeiras, genuínas, honestas e de uma só atitude, seja no foro político, seja na esfera pessoal. É que o que mais há para aí são pessoas de duas caras e não é preciso irmos sequer aos nsso vizinhos de Guimarães, que gozam a fama enquanto outros, aqui bem perto, tomam o proveito.
Infelizmente, exemplos não faltam, mas não precisamos de ir longe. Basta ver a maldade que o Engenheiro usa nas suas palavras de resposta ao desabafo transparente da Dr.ª: então não é que ele acha que ela falou no público por manha?! O senhor engenheiro, tão conhecedor das leis, deveria saber que depois de renunciar ela não mais poderia ter assento na Assembleia. E ela nem sequer se identificou como pertencendo a qualquer força política. Pelos vistos, o senhor Engenheiro estava muito atento à assembleia mas era só para nos deitar a baixo, para estar de olho nas "supostas" ilegalidades que cometíamos e depois, quando aparece um gesto tão simples e legalmente previsto, acha que é malícia... Bem lá saberá do que gastam os da casa, mas não julgue os outros epla mesma bitola!

Anónimo disse...

Pessoas de duas caras? Hmmm

De anónimo para anónimo

Miguel Summavielle disse...

Estimado anónimo da 1:44 PM,
Confesso que não sei se a Dra. Leonor pediu renúncia do mandato. Não tenho memória do facto, mas isso não implica que não tenha acontecido.
De qualquer forma, para que fique claro, o PCP tinha um eleito presente na Assembleia e este não fez qualquer intervenção. Para quem quer tratar um assunto que consta da Ordem de Trabalhos, é o procedimento habitual.
Por isso, antes de falar de maldade, desconhecimento de leis, etc., e se me permite o abuso, aconselho a que reúna toda a informação e só depois forme opinião.