08 novembro 2013

A Minha Leitura dos Resultados Eleitorais e Notas Conexas

A vitória tangencial do PS (oficialmente a diferença foi de 17 votos, mas na verdade foram apenas 3) faz com que possa considerar-se satisfeito com o resultado das eleições. Elege o Presidente de Câmara, mantém uma maioria na Assembleia Municipal e a maioria das Juntas do Concelho. Objectivo conseguido.
Mas se olharmos com atenção, o PS perde a maioria (que mantinha há mais de 30 anos!!!), perde a Junta de Fafe (por uma pipa…) e perde a maioria num número significativo de Juntas de Freguesia, com consequências ainda por apurar. Relembro que, em 2009, o Dr. José Ribeiro só não tinha vencido, na votação para a Câmara Municipal, em duas mesas de voto, quando, agora em 2013, o PS perdeu em quase metade.
Por isso, na minha opinião, o Dr. José Ribeiro é o maior derrotado deste acto eleitoral. Manobrando nos bastidores, condicionou a candidatura do Dr. Antero Barbosa, provocando um terramoto dentro do PS cujos capítulos finais ainda se aguardam. Anulou a candidatura do Dr. Laurentino Dias, promovendo um consenso ficcionado para justificar o surgimento do “seu” Dr. Raúl Cunha. Quem urde a estratégia deve ser responsável pelos seus resultados.
Desiluda-se quem pensa que o Dr. José Ribeiro saiu pelo seu pé. Saiu empurrado (por uma lei que limita os mandatos dos agentes políticos) e já prepara o seu retorno. Disse que deixaria a liderança do PS assim que as eleições terminassem mas já vai “fabricando” uma vaga de fundo para sustentar uma candidatura cujo único propósito, na minha opinião, é assegurar que será candidato autárquico em 2017 (a comissão política será eleita por 4 anos, ou seja, será esta comissão a gerir o próximo dossier autárquico).
Se me permitem a sinceridade, julgo que o Dr. José Ribeiro, ao contrário da acusação torpe que lançou, é o principal interessado na destruição do PS, estando apenas interessado na sua promoção pessoal.
Cuide-se Dr. Raúl! Não pense que manter o Dr. Carlos Mota como Chefe de Gabinete lhe dá a segurança que necessita.
Quanto a nós, os Independentes, perdemos porque uma franja da população de Fafe acreditou que o PSD teria, efectivamente, uma hipótese de ganhar. Honra seja feita ao Dr. Eugénio, que soube gerir as expectativas, mantendo a chama acesa até ao final, e obtendo um resultado que considero muito bom. Era o segundo melhor candidato que o PSD poderia apresentar e o único que realisticamente aceitaria o desafio (não creio que o Dr. Luís Marques Mendes queira alinhar na “terceira divisão”). Atendendo à estratégia que o PSD parece delinear, colando-se ao PS, não lhes auguro grande futuro para as próximas eleições. Isto já para não falar da dificuldade que vão ter em justificar a tão propalada coerência política quando votarem favoravelmente (ou se abstiverem) os orçamentos que o PS irá apresentar (e isto só para lembrar uma questão mais evidente).
A CDU tem o resultado previsível, sendo, no entanto, de registar que a “grande vencedora” do debate promovido pelo Notícias de Fafe, teve menos votos que o seu colega candidato à Assembleia Municipal.
O CDS, com menos votos que aqueles que foram considerados nulos, sai muito mal deste acto eleitoral. Registo, fundamentalmente, a perda de um grande deputado municipal -Dr. Orlando, cuja falta vamos seguramente sentir.
Resta-nos aguardar pela eleição da mesa da Assembleia Municipal, momento de clarificação das “águas” políticas do Concelho.
Finalmente, e porque vem a propósito, também estou curioso por saber se o Eng. Francisco Lemos (pessoa que muito respeito e a quem devemos uma intervenção decisiva no processo de candidatura dos Bombeiros de Fafe aos fundos do QREN, que permitiram a recuperação do Quartel) será capaz de vencer as eleições para a Comissão Política do PS e, sendo eleito, se vai manter a “caça às bruxas” anunciada.
Veremos.

Miguel Summavielle

27 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo que mais tenho vergonha, caro Miguel, e foi por isso que não votei nos independentes é ver uma vereadora em Fafe chamada Rosa Pinheiro sentada na câmara.
Muito haveria a dizer mas sei que o meu comentário não seria aprovado.
Quem deve ter cuidado é o seu irmão, pessoa que muito estimo...

Anónimo disse...

estava na altura de enterrar o macgado de guerra para o bem de fafe

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o primeiro comentário, ter aquela senhora como vereadora é no mínimo desprestigiante e um atentado à Instituição Câmara Municipal e a todos nós. Relativamente ao propagandeado pelouro que lhe estava destinado, não era uma vergonha, era um CRIME!!!

Anónimo disse...

Censura!!!! Não!

Miguel Summavielle disse...

Onde se lê absterem, deve ler-se abstiverem.
Desculpem o erro.

Anónimo disse...

Os candidatos são eleitos para quê afinal? Para olharem para o seu próprio umbigo e pensarem só em si e nas suas estratégias futuras ou para fazer o melhor pelos cidadãos que os elegerem. Entendam-se....xiça.

Anónimo disse...

Análise correta e pertinente.
Questiono apenas o motivo pelo qual o PSD e mais concretamente o Dr. Eugénio, não teve uma atitude mais assertiva no que concerne á contagem dos votos, á deliberação do presidente da mesa, do tribunal, etc. Manteve-se impávido e sereno enquanto o Dr. Parcídio dava a cara pela transparência...

Anónimo disse...

Concordo com o que foi referido atrás , caso a D. Rosa Pinheiro e o seu filho não fizessem parte da lista dos Independentes , ganhariam de certeza...

Alex disse...

A CDU já em 2009 teve mais votos para a Assembleia do que para a Câmara. Não é um fenómeno novo. Isso terá mais a ver com o chamado "voto útil" e com a "bipolarização" do que com os candidatos em si. Como se viu, os que "perderam" ou não foram ao debate, foram os que tiveram mais votos. E apesar do menor número de votos, a grande vencedora não deixa de ter sido a grande vencedora do debate.

Luís disse...

O Miguel Summavielle veio aqui afirmar, com muita coragem como é seu timbre, aquilo que muita gente pensa. Ribeiro poderá estar a preparar a sua candidatura para daqui a 4 anos. Verdade ou não?! Só o tempo o dirá!
Parcídio prepara-se também para atacar daqui a 4 anos, pela 4ª (!!!!) vez consecutiva.
Será dessa vez que alcança o objetivo pessoal e profissional que tanto pretende e vingar a derrota do pai? A ver vamos...
Na vereação, e se Parcídio e Vitor Silva são políticos experientes e de confiança, a presença de Rosa Pinheiro como vereadora pode ser "perigosa" para Parcídio.
Seria bom ela renunciar porque é uma pessoa que não reúne consensos e há muitas histórias (boas e más) à volta dessa personagem e quase todas com muito fundo de verdade.
Não sei se os independentes ganharam ou perderam mais com ela nas listas. É uma duvida que tenho e também os mais próximos de Parcídio têm.
A posição do PSD daqui a 4 anos e ao aliar-se ao PS pode ter duas consequências: se o mandato corre bem, irá sair a ganhar. se o mandato for fraco, o PSD também fracassará. Veremos...

Anónimo disse...

Bons olhos o leiam Sr. Eng. já sentíamos a sua falta. Depois do que aconteceu precisou de algum tempo para se recompor ... é normal. Excelente comentário global, provavelmente, com algumas verdades. Pena é que, mais uma vez, se tenha esquecido de olhar para dentro. È típico da nossa sociedade apontar o dedo aos outros e esquecer-mo-nos de olhar para nós próprios. Sabe muito melhor do que que eu que os IPF não são isentos de erros e\ou problemas. Será também agora um momento de reflexão. Acredite que também fizeram muita coisa mal.
Já agora, acho que o tipo de atitude manifestada por alguns dos apoiantes dos IPF na tomada de posse do passado sábado não lhes fica nada bem ... mas o Sr. eng. só pode responder por si ...

Anónimo disse...

este Miguel Summavielle deve estar com uma azia daqueles, demonstra em todas as cronicas aqui neste blog o que toda a gente deveria saber, é, que na verdade o grande adversário da família "summavielle" é o PS e o Dr. José Ribeiro, para quem andou a tentar enganar os fafenses, começando por ser candidato a chefiar vários cargos (algo que ele ambicionava) e acabou escondido num lugar de terceira fila na lista da assembleia municipal, não se sabendo bem porquê, ou talvez sim, parece que anda não encaixou bem a grande derrota que teve, sim porque a verdade é que a a família estava tão convencida que ia ganhar que até deixou escondido o ultimo trunfo, o grande pensador, o homem com todos os atributos (menos aqueles que ele esconde) e nem ao debate quis aparecer para não passar "bola" aos seus adversários. Sr Engº, deixe lá o PS e o Dr Ribeiro, a derrota por três ou por dezassete, pena não tenha sido satisfeito o meu grande desejo pessoal, que era ganhar por um ou vinte um.

Anónimo disse...

Duvido que o Dr. Ribeiro se recandidate, pelo menos nesta conjuntura, pois conforme disse o Eng.º Miguel, ele saiu muito mal deste processo e se hipoteticamente houvesse eleições para a semana e os candidatos fossem o Dr. Prcídio e o Dr. Ribeiro, sabemos perfeitamente que o Dr. Parcidio dava uma "abada" ao Dr. Ribeiro e ao PS, quanto ao PSD e Dr. Eugénio, esses desapareceriam do mapa (devido à negociata e ao assalto ao "pote" que se está a preparar, gorando e frustrando os que neles votaram).
Assim, o Dr. Ribeiro a manterem-se estas condições não "vai a jogo" quase de certeza, mas daqui a quatro anos entretanto pode haver alterações.

Anónimo disse...

Quanto a questão da Dr.ª Rosa Pinheiro, isso é insignificante, pois desagrada a uns, mas agrada a outros e aqui mais uma vez temos de ser pragmáticos pois sabemos perfeitamente que os votos dos independentes (incluindo o meu) são esmagadormente do Dr. Parcidio e do Dr. parcidio pai que também se envolveu muito nesta campanha. Não querendo subestimar os elementos da lista que na minha opinião são muito válidos, incluindo obviamente a Dr.ª Rosa Pinheiro.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11.52

só posso dar os parabéns pela observação tão pertinente: da duas uma: ou os IPF contrataram uma claque e conseguiram a mais reles, sem pinta nenhuma; ou eram mesmo gente deles e só revelaram a consideração e o respeito que têm pelos outros... Que bom indicador da forma como fazem política!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11.52

só posso dar os parabéns pela observação tão pertinente: da duas uma: ou os IPF contrataram uma claque e conseguiram a mais reles, sem pinta nenhuma; ou eram mesmo gente deles e só revelaram a consideração e o respeito que têm pelos outros... Que bom indicador da forma como fazem política!

Anónimo disse...

o anónimo das 11.52 anda a sonhar com fantasmas.
...tirando o caso de um elemento que estava a assistir na parte posterior e de pé e que até adormecia a bater palmas aos
elementos do PS que eram indigitados, de resto correu tudo bem na tomada de posse no sábado. Assisti de inicio ao fim e falei com elementos ligados ao PS e PSD e foram unânimes em considerar que correu tudo bem.
Como todos sabemos, a correr mal só poderia vir de uma pessoa chamada Laurentino, mas pelos vistos desta vez dormiu as horas necessárias e não estragou a festa.

Anónimo disse...

Boa noite....

Quero apenas dizer o seguinte as pessoas em Fafe não sabem votar, e como tal votam mal, votam sem analisar o programa eleitoral o curriculum, a equipa entre outras coisas.
Da minha analise a grande maioria das pessoas que vota tem baixa formacao e dai vota PS porque sim e nao sabe analisar bem.

Como independente legitimo que sou verifiquei o seguinte e conclui a baixa formacao das pessoas a votar .

Queimadela o Dr Rodrigues não ganhar acho uma injustiça das pessoas e mostra claramente a estupidez e mais uma vez repito a baixa formação de quem la vota ... Ou sera que as pessoas saiem beneficiadas se for para la o Parcidio ? ou o PS ?

Outro dos casos que vou referir e o de Fornelos não ganhar os Independentes , que quanto a mim mostra a Ingratidão para com a D. Rosa Pinheiro ( sera que alguem em Fafe tem feito mais do que ela ?)

Com este dois exemplos quero apenas dizer o seguinte as pessoas em Fafe não valorizam quem trabalha, quem luta, quem de facto faz para que a nossa cidade seja um pouco melhor.

Anónimo disse...

"Questiono apenas o motivo pelo qual o PSD e mais concretamente o Dr. Eugénio, não teve uma atitude mais assertiva no que concerne á contagem dos votos, á deliberação do presidente da mesa, do tribunal, etc. Manteve-se impávido e sereno enquanto o Dr. Parcídio dava a cara pela transparência..."

-> Não consigo deixar de achar uma graça desgraçada aos independentes que, após a saída dos resultados eleitorais e apercebendo-se da margem minima que definia o vencedor, se viraram para o PSD para que este lhes dessem uma "ajuda". Não tapemos os olhos a ninguém nem nos façamos de ingénuos (porque só se enganam a vocês próprios se acham que essa história da luta pela justiça pega), pois o Parcidio não andou atrás de "transparência" nenhuma, mas sim de uma maneira de conseguir a tão ambicionada vitória.

Anónimo disse...

Se o Parcídio não estivesse na lista, votava nos independentes. Já eram só 16, ou "oficialmente 2", pelas contas do Miguel.

ricardo costa disse...

E uma falta de coragem, as pessoas que falam das outras, sem darem a cara. Durante a campanha tanto se falou de uma "familia" que tanto queria o poder... mas olhando para todos estes comentarios, parecem todos da mesma "familia", a avaliar pelo apelido (anonimo).

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 2:18,
Se sofresse de azia não me disponibilizava para debater estas questões com toda a gente, mesmo aqueles que o fazem a coberto do anonimato.
Estou habituado a perder. Perdi quase todas as eleições autárquicas em que participei activamente (exceptuando as de 1989) e nunca desisti ou me desiludi. Estava confiante na vitória mas, nestas coisas, quem manda é quem vota. O PS teve mais 3 votos que nós. Nada a dizer.
Se fui candidato a candidato, é porque alguém achava que tinha o perfil e a capacidade. Reconhecerá que sempre afirmei que não seria candidato, até porque, felizmente e como se comprova, os Independentes têm muita gente e pessoas bem melhores do que eu.
Quanto à designação de “grande derrota”, deixe-me lembrar que o PS perdeu 5923 votos e os Independentes ganharam 2241.

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 11:52,
A análise ao resultado dos Independentes deixo-a para todos os participantes neste blogue.

João Antunes disse...

A vergonha continua, Ribeiro acha-se o dono do PS de Fafe, se tivesse um pingo de vergonha, reformava-se de vez, este resultado eleitoral é o espelho do tamanho da sua derrota…

Pedro M. Costa disse...

Será que ainda alguém se admira com esta ânsia de poder do Dr. Ribeiro?

Eu apenas me admiro que só agora tenha aparecido uma lista para o tirar do poder...

Todos sabemos como foi a liderança do Dr. Ribeiro, um opressor…
Felizmente o partido Socialista acordou para a vida! O Ribeiro é a ligação ao passado desastroso do Partido Socialista, se ele se candidatar, coisa que não acredito, eu desfilio-me do PS.

Já basta de humilhação, este resultado eleitoral é o Rosto de Ribeiro, Adérito, Mota, Daniel Bastos e afins. È hora de mudar…

Anónimo disse...

Sr. Eng Miguel Summavielle, vocês perderam por 17 votos, não tente enganar as pessoas, e, como bem sabe nas mesas em que surgiram mais duvidas a maioria das pessoas foram designadas por vocês! sim, foi uma grande derrota, depois de tanto tentarem denegrir o Dr Raul Cunha e o PS, acabaram por ser mais umas vez derrotados! essa é a grande verdade!

Miguel Summavielle disse...

Caro anónimo das 10:34,
As contas não são minhas, são do Tribunal Constitucional.