21 maio 2013

Geocaching

Não querendo correr o risco de soar como um certo anúncio publicitário e apesar de ser ainda uma jovem, lembro-me perfeitamente do tempo em que não havia tecnologia, nomeadamente o telemóvel, a internet e o GPS, que hoje fazem já parte das nossas vidas. Sem Facebook e outras redes sociais, sem máquinas digitais nem internet para "navegar", recorri frequentemente, na minha adolescência, a jogos  tradicionais para passar o tempo e me divertir na companhia de amigos.
Se, por um lado, o "boom" tecnológico que presenciámos em meados dos anos 90, trouxe a sensação de que hoje em dia vivemos de olhos colados em ecrãs e a ideia de um bom jogo está intimamente ligada com a ideia de estar sentado e imóvel, em frente a uma TV ou PC, mergulhados em fios e comandos cheios de botões, completamente alheados do mundo que nos rodeia; por outro lado, será inegável que a tecnologia nos trouxe um conforto e um outro tipo de divertimento ao qual não teríamos acesso se essa tecnologia simplesmente não existisse. Desta forma, apesar de reconhecerem os óbvios benefícios da evolução tecnológica, muitos julgam que o impacto negativo que ela tem nas nossas vidas será um mal necessário - a vida sedentária, os elevados índices de obesidade, a abstinência de exercício físico e privilegiar o mundo virtual em detrimento do mundo real.
Para contrariar esta ideia tive, há pouco tempo, contacto com algo que me transportou para os inícios da minha adolescência - um jogo de caça ao tesouro. Este não é o jogo tradicional de caça ao tesouro (esse já todos conhecem) mas sim um aproveitamento dessa ideia quase primitiva que todos temos, combinada com a tecnologia do presente. Deram-lhe o nome de Geocaching.
O Geocaching (ou Cache Hunt) consiste, de forma básica, na criação de caches (caixas, pacotes ou qualquer tipo de recipiente, das mais variadas formas e tamanhos) que são escondidas em sítios específicos. Os participantes, através de coordenadas de GPS divulgadas através de um site na internet, têm como objetivo descobrir essas caches, registar lá o seu nome (ou alcunha) para que possam provar que a descobriram e voltar a guardá-la, no mesmo sítio, para futuros participantes.
Confesso que me senti algo envergonhada por conhecer este jogo há tão pouco tempo, uma vez que já existe uma enorme comunidade envolvida - principalmente de jovens - tanto a nível mundial, como também ao nível do nosso país e do nosso concelho. È notável o número de pessoas que participam  nesta atividade lúdica bem como o seu grau de dedicação a um jogo que, embora possa não parecer, vicia todos aqueles que nele participam. Começa-se muitas das vezes por um acaso, porque se tem um amigo que já participou ou porque se ouviu falar que era interessante, mas depois torna-se numa alucinante e divertida aventura a que ninguém quer faltar.
Em Fafe existe já uma comunidade muito significativa de "caçadores de tesouros" que participam com empenho neste novo conceito e com ele dão a conhecer o Concelho e a nossa cultura local. A colocação de caches em sítios emblemáticos da maioria das freguesias de Fafe em conjunto com a descrição histórico-cultural daquele local, fazem do Geocaching uma combinação perfeita daquilo que de melhor a tecnologia nos pode proporcionar. Assim, parece-me que os jovens começam a convencer-se de que para se divertirem não precisam necessariamente de estarem sentados em frente ao computador ou à TV e que podem ser conhecedores da História e património locais sem terem necessariamente que estudar sobre esses assuntos. É uma aprendizagem subtil e divertida que, precisamente por isso, se entranha facilmente nas mentes e nas vidas dos participantes.
Com os dias de Verão que estão aí a chegar, aconselho vivamente a todos os fafenses, dos 8 aos 80, a experimentarem este "jogo" - vão utilizar a tecnologia em prol de uma saudável e produtiva aventura e vão conhecer muito do património do nosso concelho. Sozinhos ou acompanhados, com espírito competitivo ou apenas para passar uma boa tarde, esta combinação de tradição com tecnologia é, reitero, perfeita.
Aos impulsionadores e principais organizadores deste projeto em Fafe desejo que sejam cada vez mais e que continuem a divulgar o nosso concelho dessa forma tão nobre e tão jovial.
Para saber mais sobre esta atividade consultem www.geocaching.com

Vanessa Barata

2 comentários:

Alex - Chocapic disse...

Gosto.

Anónimo disse...

Gosto.

Alexandre Fernandes