08 novembro 2011

Leituras Políticas

A meio do mandato autárquico é altura de fazer uns pequenos ajustes à «movida» política, ou melhor, à sua ausência. As próximas eleições autárquicas em Fafe possuirão características únicas:
- Saída de José Ribeiro;
- Nomeação de um sucessor;
Se a saída parece consumada, com óbvias implicações positivas ou negativas, dependendo do ponto de vista, já a segunda não é linear, apesar de haver uma tendência. Contudo, poderão daí surgir divisões; divisões que se acentuarão caso o PS não obtenha uma percentagem muito convincente. Diria até mais, é um momento único para a oposição destronar o PS do poder. Por que razão?
Em virtude de múltiplos fatores, houve um conjunto de iniciativas que pura e simplesmente não sairão do papel ou, nas melhores das hipóteses, serão adiadas. Referimo-nos ao Hospital e à Escola Secundária e ao cadavérico parque da cidade (monte de terra com um simbolismo enorme…) com todas as melhorias daí decorrentes, quer ao nível humano, quer ao nível físico. Se tal acontecesse (a concretização destas infra-estruturas certamente seria um desígnio desejado por todos) o PS teria a eleição garantida com Antero Fernandes a tomar a dianteira por ser o rosto mais visível destas transformações em virtude do seu pelouro. Porém, infelizmente parece que tal não irá suceder. Resultado: teremos um sucessor fraco. Daí que se entenda a preocupação de José Ribeiro em pedir a audiência com o Ministro da Saúde.
Contudo, o tempo passa. Julgo que seria importante para a oposição delinear estratégias o mais cedo possível. Encontrar um rosto credível com alguma experiência é um objectivo que se vai tornando premente. Com a antecedência devida, tornaria possível uma identificação com o eleitorado e promovia uma ideia de mudança aliada à constante vigilância democrática com a indicação de alternativas credíveis para o Concelho. Contudo, aqui a oposição depara-se com um obstáculo: a comunicação. Neste momento só existe um meio de comunicação: O Povo de Fafe. Por tal motivo, creio que a única estratégia possível passará pelo contacto direto com os eleitores o que, convenhamos, necessita de tempo e disponibilidade para aproveitamento da singularidade destes tempos.
Escrevo isto com uma única preocupação: Fafe.

António Daniel

8 comentários:

Alex disse...

A "oposição" será o PSD-CDS e os "independentes". O PSD-CDS sozinho não consegue derrubar o PS, e os "independentes" sozinhos, também não. Os dois concorrendo juntos... também não vão lá.

Só imagino a possibilidade de um acordo pós-eleitoral, se a soma dos dois for superior ao PS. Mas precisam de ter alguma sorte para conseguir isso.

Em relação a só termos um meio de comunicação social, o mais escandaloso para mim é Fafe ter aceite perder a única rádio local que tinha.

Nabais disse...

"Encontrar um rosto credível com alguma experiência..."
Lá está... a oposição não tem esse tipo de pessoas. Há uma pessoa que derrotaria o actual PS mas ele já nao tem vida em Fafe, que é o Marques Mendes (filho).
O máximo que a oposição pode fazer é tirar a maioria absoluta mas o PS é uma maquina em Fafe que apresenta sempre grandes candidatos nas freguesias e apoiantes de peso nas estruturas, inclusive ex membros do PSD.
Eugénio Marinho será o homem do PSD e resta saber o que fará Parcídio... mas todos sabem que ele tem muitos votos porque é independente. Se tivesse numa lista do PSD não tinha hipotese e eu não estou a ver o PSD a concorrer sem candidato.
E Parcídio no PS, será possível? E novos candidatos? Existem?

Anónimo disse...

O Dr. Eugenio só terá condições de ser alternativa á atual liderança se efetivamente se alterar o seu estilo de vida...

As pessoas dos arredores da cidade não veem com bons olhos um presidente da câmara notívago.

Depois tem de se deixar de tocar muitos instrumentos e concentrar se mais no seu objectivo (Câmara/oposição).

Depois o Dr. Eugenio terá que fazer um reforma profunda no seu partido se efetivamente quiser ser alternativa, mudar JSD, mudar alguns elementos, trazer caras novas, gente do povo, os DRS não ganham eleições.... (SR Mario da Junta).

Para o Psd ser alternativa precisa de conquistar as aldeias e para isso é necessário estar presente a cada dia (Em funerais como outros fazem, jogos de futebol, Assembleias, inaugurações, etc)

O que me parece a mim é que o melhor candidato é o Miguel Summavielle...

Anónimo disse...

Esta foto do Dr José Ribeiro bem mesmo de encontro ao que ele tem feito por Fafe ....

Levar idosos a Malafaia

Miguel Summavielle disse...

Este é um texto coberto de oportunidade.
As eleições aproximam-se e vai começar o contar de espingardas.
A sucessão no PS irá causar sobressaltos e altercações que redundarão em nada, ou seja, no tocar a reunir, as hostes unem-se, a máquina trabalha e apoia-se quem seja.
O PSD, com Eugénio Marinho, tem um plano e um objectivo. Ganhar! Conquistar o poder que lhe foge há mais de 30 anos. Essa sofreguidão, aliada à impossibilidade efectiva de participar em alianças sem “bandeira”, redundará, na minha opinião, em mais uma derrota.
Nós, os independentes, caso os Fafenses entendam que se justifica, tentaremos reunir os apoios necessários para voltarmos a apresentar a escrutínio o nosso projecto para Fafe. Sinceramente, não nos preocupa haver em Fafe apenas um órgão de comunicação social em publicação corrente. Há muito que já não temos cobertura jornalística para as nossas iniciativas e actividades, tendo que “arrancar a ferros” as parcas frases que nos dedicam.
No entanto, para mim, tão importante como a mudança do candidato do PS, é a mudança da maioria dos actuais Presidentes de Junta. Relembro que os independentes, em 2009, ficaram muito perto da votação socialista na cidade (ganhámos, inclusivamente, 2 secções) e não conseguiram retirar a maioria ao PS. Julgo que aqui estará a “pedra de toque” para as próximas eleições.
Veremos…

Anónimo disse...

Anónimo das 5:08 PM - Melhor frase de sempre!

Anónimo disse...

Penso que estas eleições,são a melhor oportunidade de alguém da oposição derrubar este poder que "cheira a bolor".Para quem dizia que este seria " o melhor mandato de sempre", até agora na minha opinião foi o pior. Aliás de mandato para mandato foi piorando...Como alguém diz aqui a foto mostra o melhor que o dr José Ribeiro sabe fazer levar os idosos à Malafaia e passeios similares e "envolve-los" num discurso do "Santo de pau oco".
Quanto à oposição, dividida nenhum vai conseguir, nem o PSD,nem os IPF, aliás quanto aos IPF, não se percebe muito bem qual é o alinhamento para as próximas eleições, seria bom que a oposição entrassem em conversação e que se comesse a redefinir uma estratégia vitoriosa. Sei que será muito difícil pois tanto PSD como IPF têm
visões diferentes na criação de listas, não tanto de posições.Mas considero que está na hora da oposição "dar as mãos" em prol de um projecto que derrube de uma vez por todas "os parasitas" que à muitos anos se "hospedara" no poder autárquico em Fafe.....

Anónimo disse...

Não é a vida uma festa?
Não é a vida um palco?
Não é a vida uma incerteza?
Não é ser fafense uma bela aventura?


Pois bem, sejamos fafenses!
Uns mais fafenses do que outros!

E, se não estivermos satisfeitos... Vamos à Malafaia para esquecer!