04 julho 2011

Censos

A edição do Expresso de 2 de Julho mostra um mapa de oscilação demográfica a partir do Censos de Março último. Fafe encontra-se agrupado nos concelhos que perderam entre 2 a 10 % da população. São dados que merecem uma reflexão.
1. Fafe é o único Concelho do litoral minhoto que perde população. Há, inclusive, concelhos mais interiores que obtiveram melhores resultados (Celorico de Basto ); assim como há outros concelhos com as mesmas características de Fafe que alcançaram níveis superiores.
2. 2 a 10% corresponde objectivamente a uma população que oscila entre os mil e cinco mil pessoas.
3. Braga é o «eucalipto» do Minho, seca tudo à sua volta.
Será natural apresentar como principal justificação uma diminuição da natalidade. É um facto que os índices de fecundidade têm decrescido em todo o país, nomeadamente no interior, assim como tem aumentado a população idosa. Mas este dado não explica tudo. Numa fase concorrencial entre cidades, Fafe saiu a perder. Não consegue promover investimentos que captem jovens quadros para o seu interior, possui um conjunto de infraestruturas de lazer, de educação e saúde, factores que mais determinam a escolha de uma cidade para viver, com óbvio atraso na sua consecução. Nos próximos anos não vislumbro grandes melhorias. Convenhamos que não será também interessante captar pessoas «para dormirem cá».
Quanto a Braga, é outra conversa.
Pompeu Martins, por que não uma tertúlia menos soft e mais hard?

António Daniel

3 comentários:

Alex disse...

Na página do INE podem consultar mais dados sobre Fafe e o país. Por exemplo:

Fafe tem em 2011, 19793 edifícios e tinha em 2001, 23210. Terá portanto perdido 3417 edifícios (Imagino que tenha menos edifícios mas mais altos...).

Fafe tem em 2011, 17747 famílias e tinha em 2001, 16679 (mas entretanto a média do agregado familiar passou de 3,3 pessoas para 2,9).

Pedro Fernandes disse...

Por um lado, Fafe não tem conseguido captar investimento privado nesta década. Não há empregos, as pessoas saiem. É preocupante estarmos a assistir a outra grande vaga de emigração e não me parece que hajam soluções a curto prazo.
Por outro lado, os valores imobiliários em Fafe não são muito atractivos e faltam espaços de lazer e de desporto que podem ajudar à captação de pessoas.
Obviamente que há mais razões a apontar como a quebra de natalidade mas é um facto que estes resultados não sejam muito animadores.

Pedro Fernandes disse...

Onde se lê "Obviamente que há mais razões a apontar como a quebra de natalidade mas é um facto que estes resultados não sejam muito animadores" deve-se ler "Obviamente que há mais razões a apontar como a quebra de natalidade mas é um facto que estes resultados não são muito animadores"