25 março 2011

Centro Local da Unesco em Fafe

O Centro UNESCO, criado em Fafe, vai fazer nos próximos meses o levantamento do património imaterial do concelho, procurando preservar tradições, expressões linguísticas, lendas, rituais e aptidões.
Nas próximas semanas, técnicos da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) vão começar a ministrar formação aos recursos humanos afetos a este centro local, para depois se elaborar um plano de ação e iniciar o trabalho de campo, revelou à Lusa o vereador da Cultura de Fafe.
Pompeu Martins sublinhou que todo o trabalho vai ser realizado com o envolvimento de parceiros locais, incluindo escolas dos vários graus de ensino, associações culturais e recreativas e juntas de freguesia.
O presidente da Comissão Nacional da UNESCO, o embaixador Fernando Martins, esteve em Fafe, na sessão de assinatura do protocolo, elogiando a parceria estabelecida com a Câmara local. “A identidade defende-se muito através da memória do património imaterial”, considerou o embaixador, destacando “as vantagens de trabalhar em rede”.
O “Centro UNESCO - Memória e Identidade”, sediado na Casa da Cultura de Fafe, vai criar equipas multidisciplinares para fazerem o enquadramento metodológico e científico e consequente trabalho de campo.
Estas equipas vão compilar todo o material recolhido, que será disponibilizado à população através de exposições e dos meios audiovisuais, incluindo a Internet.
“No final do ano, contamos já ter algum material em resultado do trabalho realizado para o podermos disponibilizar às pessoas”, avançou.
O vereador disse esperar que o centro UNESCO em Fafe “permita um trabalho participado, envolvendo as comunidades locais, com o objetivo de preservar a identidade, reforçar os laços de pertença e preparar um futuro com referências”.
A língua, as crenças, as danças, os jogos e os artefactos serão outros elementos que merecerão atenção deste centro, destacou.
Pompeu Martins reafirmou que o concelho vai continuar a apostar na cultura, mas frisou que esse investimento, nomeadamente na rede de equipamentos de qualidade que existe no concelho, “pode ser muito mais eficiente se for acrescentado o trabalho que se espera agora do centro UNESCO”.
No âmbito desta parceria entre a Comissão Nacional da UNESCO e a autarquia vai ser preparada uma exposição sobre os ideais daquela organização das Nações Unidas dirigido aos estudantes do concelho.

In www.correiodominho.pt, 24/03/2011

1 comentário:

Jesus Marinho disse...

Uma iniciativa que peca por tardia... mas como diz o ditado: "mais vale tarde que nunca".
O Património Arqueológico é que, pelos vistos, vai continuar orfão...