08 junho 2010

Juventude - 100 Ideias para Participar

A iniciativa da Câmara Municipal de Fafe JUVENTUDE 2010 – 100 ANOS – 100 IDEIAS PARA PARTICIPAR insere-se no espírito das comemorações do centenário da implantação da República em Portugal, realçando a necessidade de auscultação dos anseios dos jovens no âmbito de uma planificação participada de políticas municipais de juventude, contribuindo assim para um efectivo progresso da qualidade da nossa Democracia, que deverá contar cada vez com mais contributos, reflectindo assim a disponibilidade dos seus cidadãos para construir em conjunto um conceito e uma prática de cidadania consensualizada entre todos.
Esta auscultação pública pretende consubstanciar o diálogo estruturado, dando aos jovens a oportunidade de demonstrarem às outras gerações a sua linguagem e o modo como pretendem participar no sistema democrático.
Principais objectivos:
1.Conhecer os anseios dos jovens e as suas prioridades no âmbito da actuação política nos mais diversos sectores de actuação municipal;
2.Promover contactos e a partilha de ideias com os decisores políticos;
3.Proporcionar ao município um documento de orientação política onde estejam vertidos os principais anseios das gerações mais novas para as suas comunidades.
Os núcleos temáticos serão os seguintes:
Cultura; Desporto; Juventude; Educação; Ambiente e Urbanismo; Turismo; Diversidade Cultural e Igualdade de Oportunidades; Emancipação Jovem; Saúde; Cooperação Internacional.
Realizar-se-ão 3 sessões: 19 e 26 de Junho e 11 de Setembro.
No final de cada sessão deverá sair um documento contendo 100 ideias (10 por cada painel). Os documentos de cada uma das sessões serão discutidos na sessão final, de modo a obter-se um documento onde constem as ideias resultantes da participação de todos os jovens. Esse documento final será publicado e distribuído na sessão solene no dia 5 de Outubro e apresentado durante o mês de Outubro no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local.
Os jovens interessados deverão enviar a sua ficha de inscrição para o endereço de correio electrónico: juventude@cm-fafe.pt.
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou entregar pessoalmente na Casa Municipal de Cultura.
Mais informações em http://www.100anos100ideias.blogspot.com

3 comentários:

Nabais disse...

Uma iniciativa muito interessante e que pode mudar a acção da Câmara de Fafe em relação às políticas de juventude.
A palavra é dada à juventude e essa forma de ouvir os anseios dos mais jovens é uma das formas mais democráticas de fazer política.
Espero que haja muita gente a participar para que no fim possa sair um documento orientador das políticas municipais da juventude interessante para os próximos anos.
Os meus sinceros parabéns ao Vereador Pompeu Martins. É assim que se começam a fazer as coisas. Pela base.

Anónimo disse...

Uma sugestão:artigos não tão longos ajudam...

pedromiguelsousa disse...

Esperamos que esta iniciativa não seja mais uma provocação como aquelas divisões inter-freguesias, ou seja, não servem de nada!
No início, tudo parece muito correcto, mas depois chega-se à conclusão que querem fazer como bem lhes interessa... se é assim, não adianta participar nestas coisas.
Mas, temos de aguardar com calma, só no fim é que se pode avaliar se valeu ou não o esforço dos jovens participantes.