12 maio 2010

Literatura Fafense

Fafe possui um espólio bibliográfico interessante. São diversas as publicações editadas e patrocinadas sobretudo pela Câmara Municipal de Fafe ao longo dos tempos que dão relevo à nossa História mais recente, aos nossos Concidadãos que se foram destacando nas diversas áreas, ao Associativismo, à Religiosidade, à Educação, ao Desporto, entre outras.
Estas obras são fruto do trabalho de investigadores locais que importa realçar. Seria da mais elementar justiça mencionarmos todos eles mas nomes como Artur Coimbra, Aureliano Barata ou Miguel Monteiro destacam-se.
São nomes que ajudam a construir a nossa história, no fundo, a nossa identidade, o nosso presente e a lançar bases para o futuro.
Este Blog levou a cabo, no último mês, uma sondagem. A sondagem era escolher o melhor livro sobre Fafe. Com naturalidade, talvez o livro mais completo sobre o nosso concelho ("Fafe - A Terra e a Memória, de Artur Coimbra") saiu vencedor. No entanto, é injusto destacar algum livro quando existem diversos livros com muita qualidade sobre Fafe, nas mais diversas áreas.
Miguel Monteiro, por exemplo, foi o que mais tempo dedicou ao estudo do contributo dos "brasileiros" em Fafe, tendo lançado livros muito aprofundados sobre esta matéria. O Museu da Emigração ficou orfão do seu maior impulsionador.
A estes nomes referenciados, poderíamos juntar Miquelina Summavielle, José Emídio Lopes, Daniel Bastos, Cónego Leite Araújo, Artur Leite, Gonzaga da Silva, Sandra Gonçalves, Paula Nogueira, José Capela, José Carlos Gonçalves, entre muitos outros. Nomes que, através das suas investigações, contribuem para promover e estudar mais o nosso concelho. E é disso que precisamos nas mais diversas áreas.

5 comentários:

António Daniel disse...

Sinceramente, não conheço a obras de Artur Coimbra. Já as de Miguel Monteiro conheço-as em pormenor. O que ressalva daí é um investimento sério, com objectividade e rigor científico. o que julgo faltar no conjunto bibliográfico sobre Fafe é uma análise linguística, quer ao nível da semântica quer ao nível fonético (o ménte tão característico). Quem estiver na área tem um bom motivo para fazer algo de original, ressalvando a possível existência de alguma investigação ao nível de história da língua.

ARTUR COIMBRA disse...

Sem falsa modéstia, posso deixar para o António Daniel, que não as conhece, a relação das obras que assinei ao longo de mais de duas décadas de investigação. A maioria está esgotada, à espera de reedição:

Maximino de Matos – Vida e Obra (1989)
Grupo Nun’Álvares – Sede Social: do Sonho à Realidade (1991)
Major Miguel Ferreira – Uma Lição de Liberdade (1995)
Fafe – a Terra e a Memória (1997)
Dicionário dos Fafenses (2001)
Desafectos ao Estado Novo (2003), 2ª ed. 2004
Fafe – Apontamentos de História Local (2003)
O Associativismo em Fafe (2004)
Padre Joaquim Flores: Uma Vida ao Serviço do próximo (2006)
S. Julião de Serafão, Mil Anos de História (2006)
António Marques Mendes – Íntimo e Universal (2007)
Ruy Monte – Obra Poética (2007)
Ruy Monte – Prosa (2007)
Fafe – 30 Anos de Poder Local (1976-2006) – Alguns Aspectos (2007)
Associação Desportiva de Fafe – 50 Anos de História (2008)
Movimento Associativo da Freguesia de Fafe (2008)
Teatro-Cinema de Fafe – Memória para o Futuro (2009)
Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Fafe: uma Lição de Humanidade (2009).

António Daniel disse...

Caro Artur Coimbra, obrigado pelas referências.

António Daniel disse...

Por falar em análise linguísta, ver:
http://www.facebook.com/group.php?gid=114400021906682

MFM disse...

O Associativismo em Fafe,de Artur Coimbra, seviu-me de referencia para desenvolver um trabalho no processo RVCC