19 janeiro 2010

Parcídio suspende o mandato

Parcídio Summavielle, o rosto principal da candidatura à Câmara Municipal de Fafe pela Lista Independente, anunciou a suspensão do mandato por um período de seis meses, alegando razões profissionais. Simultaneamente, pareceu denotar algum desgaste e tristeza pela forma como a suas posições são, por vezes, incompreendidas por alguma parte da população.
Surpresa? Sem dúvida!!
Até porque Parcídio na campanha eleitoral acusou diversas vezes o candidato José Ribeiro de não querer cumprir o seu mandato durante os quatro anos em que seria empossado Presidente da Câmara... Não querendo entrar no campo profissional e, sinceramente, acreditamos que Parcídio terá muito trabalho pela frente, Parcídio foi o rosto escolhido por grande fatia da população de os representar na Câmara. Embora tenha uma equipa, era a ele que a população fafense queria que fosse a voz da oposição na Câmara, não o Joaquim Magalhães, nem a Cláudia Carvalho ou o Leonel Castro, por muito respeito que todos merecem.
Daí que esta posição, e ao deixar em aberto todos os cenários políticos daqui a seis meses, tenha causado alguma surpresa e descontentamento a quem lhe confiou o voto para os quatro anos de exercício como vereador.

22 comentários:

pedromiguelsousa disse...

Não posso deixar de confessar algum espanto na atitude, mas vendo bem: o que poderia mudar em Fafe se Parcídio ficasse nos próximos 6 meses? Não me parece que a sua estadia ou ausência venha a alterar nada na Câmara de Fafe. É certo que poderia travar alguns erros, mas mais do que isso não poderá mesmo fazer, ele não tem nenhum pelouro.
O pior de tudo não é o Parcídio sair uns mesitos... infelizmente parece que já pouco importa quem entra ou sai de Fafe. Esta cidade estereotipou o seu modelo e não sai disso. O que me preocupa não é quem está no poder, mas o desconhecimento que a maioria das pessoas têm sobre o próprio país... porque se o conhecessem, certamente iriam ser mais exigentes!

Anónimo disse...

A verdade é que a saída do Dr. Parcídio Summavielle de facto também me surpreende.A verdade é que muitos daquele que lhe confiram o voto, neste momento não viram a sua saída com bons olhos.
Para que na minha opinião tem condições para daqui a 4 anos disputar a vitória para a Câmara Municipal, 6 meses tornam-se importantes no peso eleitoral que representa.
A verdade é que o seu movimento continua muito activo. Está efectivamente no terreno, tentando conquistar o apoio para daqui a 4 anos, principalmente o rural.Mas apesar de neste momento está a ser liderado pelo seu irmão Dr. Miguel Summavielle, o seu peso eleitoral é muito maior ( não querendo dizer que o dr. Miguel Summavielle não o tem).
Por isso acho que quem quer vencer a Câmara daqui a 4 anos terá que estar activo ao longo de todo o mandato que os eleitores lhe confiaram. Até porque o PSD, ainda não se recompôs das últimas eleições, aguardando-se portanto quem vai suceder ao Dr. Pedro Gonçalves, que na minha opinião, terá e será o Dr. Eugénio Marinho, com quem o resultado do PSD seria obviamente muito diferente.

Anónimo disse...

Parcídio com esta atitude arranjou lenha para se queimar daqui a 4 anos.
Ou será que está na forja para uma vereação no Partido Socialista daqui a 4 anos?

Maria Magalhaes disse...

O encontro de cantares dos Reis do Concelho de Fafe 2010 foi um sucesso. Todos os grupos participaram com grande empenho e alegria na divulgação das nossas tradições e património cultural. Os jovens participaram em grande numero e muitos a tocarem instrumentos.A realização do evento ao domingo à tarde foi uma aposta ganha.

Coloquei este comentario no falafcut na postagem que dedicaram aos Reis, mas como não foi mostrado até agora resolvi fazer aqui o comentario
Peço desculpa

Anónimo disse...

Penso que não será essa a sua estratégia daqui a 4 anos.Não acredito que Parcidio Summavielle seja tão incoerente.mas...nunca se sabe

OTB_punk disse...

Parcidio era para mim uma esperança na oposição à actual direcção camararia mas depois desta noticia, eh pá está mesmo a falhar em relação do seu objectivo.

António Daniel disse...

Creio que não será necessário exagerar nesta decisão pessoal. Pode até ser moralizadora. Demonstra que não há uma total dependência pela política, tem vida própria. Pelo contrário, parece-me mais preocupante ocupar lugares políticos ou de confiança política para ter um emprego. Apesar disso, obviamente que o presente vereador tem qualidades que não devem ser descuradas. O que me parece mais criticável, por exemplo, é o facto do vereador da cultura estar a tempo parcial, apesar de ser uma decisão pessoal e legítima.

Independente disse...

Caro António,
Votei em Parcídio. Votei em Parcídio por 4 anos. Votei em Parcídio para me representar, enquanto cidadão, na Câmara de Fafe. Votei nele e não na Lista Independente.
Em momento algum disse que suspenderia o mandato.
Por isso estou triste com essa decisão. Não é um grande mal. Concordo.
Mas quando alguém se candidata a alguma coisa é para levar isso até ao fim, na minha opinião, tal como faz o candidato derrotado pelo PSD, apesar de ambos terem uma vida pessoal intensa.
Os outros membros da Lista Independente na Câmara são pessoas inexperientes. Alguns buscam protagonismo, como a Cláudia por exemplo e não têm a humildade e a segurança de Parcídio no debate político.
A pergunta que coloco não é tanto na questão pessoal mas o porquê da afirmações dele acerca do desanimo que evidenciou nas suas declarações. E votou favoravelmente um orçamento da camara, o que significa que concorda com o rumo que se está a seguir. São questões que merecem alguma análise cuidada...

Anónimo disse...

É obvio que quem votou IPF, votou principalmente por Parcídio Summavielle. Também admirei muito a atitude do Dr. Humberto Castro em assumir as suas funções.
Daquilo que eu percebi, os vereadores e deputados eleitos pelos IPF, votaram favoravelmente o orçamento, porque apresentaram um conjunto de projectos que o PS aceitou integrar no orçamento....mas não deixa de ser um pouco intrigante o voto favorável.
Em relação ao vereador da cultura assumir apenas ser vereador a tempo parcial é legítimo mas não é justo, pois foi eleito para assumir as suas funções a tempo inteiro...tivesse pensado nisso antes das eleições e de se ter comprometido com o PS...mas infelizmente já estamos habituados a estas atitudes do partido socialista...enfim!

Anónimo disse...

O Dr Raul também foi vereador a tempo parcial tal e qual como é o Dr Pompeu Martins.
Apesar disso, o Dr Raul foi um bom vereador tal como acredito que o Dr Pompeu Martins também será.
Acho só que o principal representante das listas não deveria nunca abandonar ou trabalhar a tempo parcial.
O que seria nós votarmos Ribeiro e ele não assumir? Ou votar Parcídio e ele não assumir?
Porque as autárquicas são mais pessoais. Votam-se mais nas pessoas que nos partidos!

Alex disse...

É o problema da fulanização :)

Votam em fulanos e depois ficam à nora se o fulano se vai embora...

Algum de vocês viu no boletim de voto: "fulano de tal" ?

Anónimo disse...

Não há termo de comparação, o Dr. José Ribeiro foi eleito presidente da Câmara, o dr. Parcídio Summavielle, é vereador sem pelouro. Não se pode comparar uma coisa e outra. A suspensão de mandato do Dr. Parcídio Summavielle não tem as mesmas implicações de uma suspensão de José Ribeiro....

Anónimo disse...

Não há termos de comparação mas eticamente ambos os casos são reprováveis

Anónimo disse...

Há quem diga que está à espera de 'tacho' na Câmara... será verdade? É que também se fala de dois jornalistas que esperam o mesmo... será?!?! explicaria muitas tomadas de posição...

MFFM disse...

O adversario sempre que pode, lança mão da sua arma mais facil a intriga. Frequentemente somos vitimas desta armadilha. A intriga não permite o direito de defesa, condena sem julgamento.

O conselho da Biblia é que

tenhamos cuidado com as pessoas de palavra dupla, pois estes destruem a paz de muitos.
Muitos cairam pelo fio da espada, mas não tantos como aqueles que cairam por causa das mas linguas.

Eis o lamento de Buda

Pobre do homem que ergue a mão contra outro,e mais pobre ainda
aquele que retribui o golpe

Anónimo disse...

Isso de um tacho na Câmara não sei.Aliás seria muito incoerente se assim fosse.Quanto aos tachos de jornalistas, também já ouvi algo do género.Basta ver pela imprensa de Fafe, para reparar que está completamente comprada.
Aguardemos qual a atitude do Dr. Parcídio Summavielle depois da suspensão do mandato e só aí poderemos fazer um julgamento mais concreto. A verdade é que a sua saída foi uma desilusão para muitos daqueles que lhe confiaram o voto.Penso que um motivo profissional não é muito esclarecedor, mas cada um tem a sua estratégia.Aguardemos próximos desenvolvimentos.

Anónimo disse...

Fazer um programa de intercâmbio, um programa Erasmus, estágio no estrangeiro, uns meses sabáticos, mesmo férias, é unânime que é muito frutífero. E porquê a importância de uma experiência fora do mesmo contexto que muitas vezes está já viciado?

Porque ajuda a refletir, a ganhar novas perspectivas, a aprender, ter acesso a novas ideias, conhecer outras pessoas, etc....e regressar com mais força.

"Louco é aquele que pensa que a retirada é a via dos cobardes"

Eu, como cidadão, fico contente que quem nos representa não se deixe entrar num ciclo/rotina que normalmente é amiga da miopia e da limitação de horizontes.

Parcídio, esperamos que estes meses sejam revitalizantes e voltes com a frescura que outros não têm.

MDL

Miguel Summavielle disse...

É estimulante verificar que este tema gera tanta discussão.
Afinal há vida na política Fafense. Quem diria...
É pena que o acesso dos cidadãos ao trabalho dos políticos locais esteja limitado às reportagens jornalísticas.
Os nossos "fazedores de opinião" estão limitados nas suas apreciações e, invariavelmente, transmitem uma visão deturpada pelos seus interesses, sejam eles políticos ou económicos.
Meus caros, o meu irmão pediu suspensão de mandato porque a sua actividade empresarial (da qual depende para viver!!!) assim o obriga, já que atravessa uma fase de fervorosa actividade e não está em condições de a desperdiçar. Não convém esquecer que não é profissional da política!
O cargo de Vereador não executivo não é remunerado.
A minha opinião, neste assunto, não é (nem poderia ser) isenta. No entanto, afastar-se por 6 meses, numa fase em que a sua actividade profissional não permite uma disponibilidade correspondente com a bitola de qualidade que julga indispensável ao cumprimento das suas funções, parece-me ser uma atitude de maturidade política e de respeito para com os seus eleitores.
Os restantes elementos da lista possuem as qualidades e a experiência necessárias para assegurar o cumprimento do prometido pelo Movimento de Cidadãos "Independentes por Fafe".
Para os mais cépticos, esperem os 6 meses, e, aí sim, façam os seus julgamentos.

Anónimo disse...

O Parcidio ja afirmou que vai estar sempre "por perto" até porque os outros elementos não tem muita experiencia

Ofactual disse...

Sim é verdade quem diria...Existe vida politica em fafe..
É interessante ser logo o Sr.Miguel Summavielle a dizer isso, logo ele que nas Assembleias Municipais é um deputado estilo "one-man-band" onde só ele é que fala nos temas mais "interessantes" e mais quentes da Assembleia deixando o "resto" para os restantes elementos da sua bancada, só lhes sendo permitido falar nesses temas...Eu compreendo são "tiques do passado"...
O Sr.Miguel Summavielle realmente não é um exemplo de democracia mas de anarquia dentro dum grupo politico de um orgão de poder local que é a assembleia municipal de Fafe.
Quanto ao irmão Parcidio, realmente é uma personagem!!! Um homem que fez slogan das afirmações "Fafe é o meu partido!", "No dia seguinte ás eleições Ribeiro vai para a Amave e deixa a Câmara", passados 5meses das eleições desaparece no nevoeiro qual D.Sebastião, fazendo memória curta, em relação aquilo que tinha prometido durante a campanha eleitoral.

De qualquer forma, acho que esta saída de cena não deixa de ser estranha, pois enquanto era vereador pela CDU e mesmo depois da retirada da confiança politica do partido que o elegeu ele se retirou, e agora, com base nas 8000 pessoas que votaram nele eleito como independente, subitamente desaparece de cena por 6meses.

Veremos o que mais nos terá para oferecer esta caricata personagem da sociedade fafense...

Anónimo disse...

Estou horrorizada!da proxima vez que cumprimentar algém não o fassa só pela metade, o que é isso? ou se cumprimenta toda a gente ou não se cumprimenta ninguém manda as regras da boa educação, ou não sabe o que é isso? Pois bem, lembre-se que essa pessoua já lhe deu o seu voto, nunca pensei que com tantos estudos não tive-se aprendido essa regra.

Anónimo disse...

O Dr Parcidio Summavielle, suspendeu o mandato em 2010, para chamar a atenção, até porque ao admitir que estaria sempre por perto, e presente na preparação das reuniões de camara, admitiu que afinal, não estaria assim tão ausente e ocupado com a sua empresa!
Este homem é uma farsa, usa as pessoas em seu benificio proprio até conseguir o que quer!! tem varias faces...quem o conhece sabe!
estejam atentos!