14 setembro 2009

Eleições em Fafe

Estão de volta as eleições e com elas vamos assistir diariamente a um amontoado de notícias, factos, polémicas, opiniões e desavenças impressas nas páginas de um qualquer jornal ou nas notícias televisivas. Obviamente não poderíamos deixar de transpor para este BLOG, os factos e as politiquices mais interessantes que se vão passar, sobretudo em Fafe. Este ano mais interessante ainda até porque, quase simultaneamente, teremos eleições legislativas e autárquicas nos meses de Setembro e Outubro. Vamos criticar severamente, vamos querer ler os vossos comentários, vamos criar alguma polémica e vamos dizer muitas verdades que normalmente não se dizem em outras fontes de informação. E queremos que nos contes coisas porque nós vamos dar destaque a elas. Sim, porque este é BLOG é apartidário, não está associado a qualquer força política e estamos num país livre e democrático, aparentemente...
Durante este período de tempo, vamos deixar de lado os habituais comentários e notícias que publicamos e vamos dar um grande destaque às eleições em Fafe. As eleições são muito importantes porque vamos eleger durante 4 anos as pessoas que vão conduzir os nossos destinos e do nosso concelho e que vão influenciar directa e indirectamente o nosso modo de vida. Em Fafe, será José Ribeiro, Parcídio Summavielle, Humberto Castro ou Leonor Castro que vão conduzir as políticas fafenses nos próximos 4 anos mas seremos nós agora que vamos conduzir esta tertúlia com comentários quase diários...

24 comentários:

António Daniel disse...

Quem é Leonor Castro? O nome é giro.

António Daniel disse...

É disto que eu gosto. Jogar com as palavras, A política é linguagem e pelo peixe morre a boca: http://www.ipfafe.com/medelo1.php

António Daniel disse...

Atenção que o provérbio foi propositadamente alterado. Não me chamem estúpido ou distraído.

Anónimo disse...

Leonor Castro é a candidata da CDU.Não se deu muito a conhecer.

Anónimo disse...

A monarquia foi abolida pela República em Outubro 1910 e Fafe foi das terras onde se comemorou, mais efusivamente, tal data. Estranhamente, pessoas há, que continuam a querer perpetuar a família no poder, com tiques de absolutismo. Fora com essa pseudo aristocracia de esquerda.
Mas a direita, em Fafe, é absolutamente anedótica. Deus nos livre de tal direita aceder ao poder, em Fafe!!!

Anónimo disse...

www.joseribeiro2009.com

OTB_PunK disse...

Acho que se esqueceram de mencionar o condidato do Bloco de Esquerda, estarei certo?

Anónimo disse...

O candidato do Bloco de Esquerda é o Parcídio!!!loool.Mais um partido a somar.Como e que e possivel?O que se faz para chegar outra vez ao poder.Este Parcídio que não venha agora dizer que é a alternativa.Também ele como o pai atrasaram Fafe e agora tenta a força toda chegar ao poder....enfim.José Ribeiro é o que vimos um executivo de fachada que faz política para o pequeno favor.Sobra o PSD e a CDU.A candidata da CDU Conheço mas não me convence. Humberto Castro pelo PSD já li o programa eleitoral e gostei.Vou dar o meu voto de confiança a quem nunca la estve

Alex disse...

Apesar do blogue ser apartidário não se pode esquecer que quem se apresenta às nossas eleições não são pessoas, são partidos (tirando o caso da lista "independente"). A "fulanização" da política é má para a democracia. Por isso não é tão correcto falar em " José Ribeiro, Parcídio Summavielle, Humberto Castro ou Leonor Castro" mas sim em PS, Lista "Independente", PSD-CDS, e CDU.

Maria F disse...

As pessoas com 50 anos vão levando a vida: fumaram deixaram de fumar, beberam whisky hoje bebem água mineral, foram marxistas até descobrirem quem foram os irmãos Marx. Assistiram ao aparecimento da televisão, dos Beatles, da internet, do viagra e da globalização. Viram o homem chegar à lua, tomaram a pílula, andaram de mini-saia, amaram Jesus Cristo Superstar, escreveram aerogramas aos soldados no ultramar. Uma das grandes conquistas, foi o direito de Votar

Alex disse...

Quanto às legislativas, os partidos ou coligações nos quais poderemos votar no distrito de Braga são 14:

MEP Movimento Esperança Portugal

MPT-P.H. FEH - Frente Ecologia e Humanismo

PS Partido Socialista

PPM Partido Popular Monárquico

MMS Movimento Mérito e Sociedade

PPD/PSD Partido Social Democrata

P.N.R. Partido Nacional Renovador

PND Nova Democracia

PCTP/MRPP Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

POUS Partido Operário de Unidade Socialista

PPV Portugal pro Vida

CDS-PP CDS - Partido Popular

PCP-PEV CDU - Coligação Democrática Unitária

B.E. Bloco de Esquerda




http://www.cne.pt/dl/lista_candidaturas_ar2009_a.pdf

António Daniel disse...

Alex, permita-me discordar de si. Não se trata de fulanizar as questões, mas atribuir um rosto às políticas e estas são indissociáveis dos cargos que exercem e dos partidos de que fazem parte. Até é saudável que assim seja por que responsabiliza. Consequentemente, a fulanização (no sentido positivo do termo) é positiva para a democracia.

António Daniel disse...

Cara Maria F, é possível concretizar melhor a sua ideia? Obrigado.

Alex disse...

Caro António Daniel, a questão da fulanização responsabiliza apenas se a pessoa se tornar a candidatar. Caso contrário desresponsabiliza... Muda-se a figura de proa e está tudo resolvido. Podem-se continuar as mesmas políticas, basta então mudar o fulano e dizer que agora com o sicrano é que vai ser!

Ana Castro ou não disse...

Eh pá! Vocês falam falam falam e eu não vos vejo a fazer nada! Nenhum vos serve? Então candidatem-se!
:)

Anónimo disse...

bem, estão a postar aqui algo quediz respeito na anerior
!eleições em Fafe Ribeirinho"

M F M disse...

Também estou de acordo com o Diogo Soares, o Sócrates é o melhor, conseguiu através do programa Novas Oportunidades levantar a auto-estima a milhares de portugueses que não tiveram oportunidade de se qualificar no seu tempo. É por isso que acho o processo RVCC uma questão de justiça social.
Embora o processo seja uma forma de reconhecimento, validação e certificação de competências (o tal currículo escondido que todos possuímos), obriga a reavivar memórias e experiencias. Nas pesquisas e estudos, adquire-se novas competências e conhecimentos sobretudo na área das novas tecnologias. Contribui para uma postura mais pró-activa face à possibilidade de novas qualificações, uma maior sensibilização para questões ambientais, para participar nas actividades da vida da comunidade, voluntariado, etc. Um bem-haja aos impulsionadores das Novas Oportunidades, aos que têm a coragem de se colocar ao lado dos mais desfavorecidos e lutar por uma maior justiça social.

Anónimo disse...

Cara M F M. Em certa parte concordo consigo, uma vez que também eu concordo que o programa RVCC é bom para elevar a auto-estima. Isto é verdade porque o programa trata-se apenas de "oferecer" um maior grau de qualificação a quem não trabalhou (e aqui deixo também a minha compreensão para aqueles que não puderam por alguma razão!) para o obter! O programa novas oportunidades é bom! ajuda a aquirir algumas novas competencias e em alguns casos é mesmo uma ajuda para o envolvimento no mundo das novas tecnologias!
Aquilo que não posso aceitar é que se confira o mesmo grau de qualificação a alguém que trabalhou três meses num RVCC do que alguém que trabalhou 3 anos numa secundária com um nivel completamente diferente de exigência.
Eu reconheço que é injusto que alguém que na sua altura nao teve possibilidades de se qualificar, que agora o tenha! Mas não acha que é acima de tudo injusto para quem teve que trabalhar 3 anos para o obter?!

Anónimo disse...

e relativamente ao sócrates, é dificil discuti-lo! porque por mais que se discuta, as pessoas formam opiniões fechadas que não se dão À transformação através dos argumentos!
Sócrates prometeu não elevar os impostos, prometeu 150 mil novos empregos! Despediu um ministro da economia após 2 meses de governação por este dizer que o IVA teria que ser aumentado! E a sua palavra vale tanto que 3 meses depois aumentou o IVA para os 21%.
Para além disso, os 150 mil novos empregos transformaram-se em quase 150 mil novos desempregados! Foram fechados serviços de saude, maternidades, escolas por todo o país, especialmente no interior promovendo a desertificação! Mas depois Sócrates é capaz de abrir uma auto-estrada para o interior e dizer que pretendem com isso combater a desertificação no interior! Há locais no nosso país onde se demora mais de uma hora de carro até ao serviço de saude mais proximo!
O número de portugues pobres aumentou para cima dos 20%, e isto são dados da OCDE.
O grande mal deste país, é que as pessoas prendem-se a pequenas coisas boas implementadas, tais como programas de oferta de niveis de habilitações literárias, e esquecem que a qualidade de vida em portugal está em queda livre! Que vivemos cada vez com maior dificuldade, que são cada vez mais os pobres, os desempregados, as diferenças sociais entre ricos e pobres, os serviços de saúde e cultura estão cada vez mais caros e já inacessiveis para alguns pobres!

Mas se mesmo assim as pessoas continuam a achar que o Socrates é um bom governante, então de facto eu não posso dizer mais nada!

Deixo por ultimo apenas a nota que eu digo-me e SOU socialista! Não sou do PS! Sou Socialista! MAs digo também que esse senhor chamado José Sócrates não é nem nunca foi socialista! não é nem nunca foi de esquerda! E para isso ele usou uma expressão muito gira que foi a "esquerda moderna"! Pois bem, essa esquerda moderna não passa de uma direita com outro nome!

Bem-haja a todos

Anónimo disse...

Quanto a fafe deixo só uma coisa. O desemprego aumentou quase 3%.
Já são quase 5 mil desempregados numa cidade tão pequena!

E o que é que a camara faz?!

Investe milhoes de euros num cine-teatro e num pavilhao multiusos, enquanto mantém os impostos para as empresas nos niveis mais elevados que a lei permite, afastando assim por completo os novos investimentos!

2 terços do nosso concelho ainda nao tem saneamento básico! E estamos nós no seculo XXI!

A maior força de segurança do concelho, a policia monicipal, serve unica e simplesmente para passar multas! Isto numa cidade onde todos os estacionamentos são pagos, deixando os pobres trabalhadores sem qualquer tipo de opção de estacionamento! E isto acontece enquanto que os niveis de criminalidade no concelho cresceram a um ritmo assustador! Mas é obvio que se os agentes da policia municipal estivessem ocupados a proteger os seus cidadãos, não conseguiriam cumprir as "quotas" de multas que oficiosamente lhes são impostas!

É esta a nossa camara! E tanto mais poderia ser dito!

Eu procurei uma alternativa!

Como sou de esquerda e me identifico com as suas ideias, decidi apoiar o Dr. Parcidio. Mas sinceramente, a minha unica preocupaçao é acabar com este poder instituido na minha cidade e no meu concelho! Por isso, e sinceramente, é com agrado que vejo alguns amigos a procurar outras soluções e outras alternativas que não a que eu encontrei! Fafe precisa de mudança!

Mas como sempre esta é a minha opinião, pelo que gostaria de encontrar aqui algumas opinioes contrarias à minha! até porque afinal sempre gostei de um boa troca de ideias!

Anónimo disse...

Gostam de dizer que são três meses para desacreditar o processo, mas na verdade foi cerca de um ano. Também depende do que se pode aprender em um ano e em três anos. Posso dizer que só consegue o RVCC quem estiver verdadeiramente motivado, o grau de exigência é bastante grande.
Não acho nada injusto que tenham que estudar três anos, porque agora só não estuda quem não quer. À umas décadas atrás só estudava quem nascesse numa família rica ou quem fosse para o seminário. Havia duas classes de ditadores, os que pertenciam ao governo, e os que faziam oposição. Diziam-se de esquerda mas no seu quotidiano a sua filosofia de vida nada tinha a ver.

Anónimo disse...

Quanto à esquerda moderna acho bem, tem que se acompanhar a evolução dos tempos. O muro de Berlim já caiu à muito e ao que se sabe os históricos do partido como por exemplo Mário Soares estão com José Sócrates

Anónimo disse...

O PSD tem a única equipa e projecto para fafe que confio.Eu voto neles.Já chega de PS em Fafe e da família com sede de poder dos summavielle

Anónimo disse...

"O candidato do Bloc
o de Esquerda é o Parcídio!!!loool.Mais um partido a somar.Como e que e possivel?"


Isso digo eu anónimo:
Como é possível fazeR uma afirmação dessa!!!
O candidato do Bloco de Esquerda NÃO É O PARCÍDIO!!! O PARCÍDIO é o CANDIDATO PELOS INDEPENDENTES POR FAFE.
Se o BE apoia, isso é outro assunto, ok??

Esteja mais atento, sim?
Tente informar-se,sim?

(...)