16 abril 2013

Artesanato Fafense Inspira Projetos


“Palea Mater” e “Palea Nostra” constituem os projetos que os Alunos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desenvolveram, inspirados no artesanato da palha, em parceria com a Câmara Municipal de Fafe e com a Comunidade Intermunicipal do Ave.
Tendo como suporte material e premissa quer a cultura da palha de centeio e a sua importância para a cultura fafense e para a cultura minhota onde o Politécnico de Viana se insere, quer a forte tradição de criar projetos capazes de fomentar ligações e interações com o território, “Palea Mater” e Palea Nostra” pretendem qualificar este processo criativo, oferecendo uma outra valorização da sua realidade e também uma identidade renovada.
O resultado destes projetos, “Palea Mater”, de Design do Produto, e “Palea Nostra”, de Design de Ambientes, vão ser agora exibidos ao público, numa exposição que será inaugurada já na próxima semana, dia 19 de abril, em Fafe, no espaço do Cine Teatro, às 16h00.
Segundo Ermanno Aparo, Coordenador da Licenciatura em Design do Produto do IPVC e um dos Docentes orientadores do projeto, “esta exposição é uma ocasião para proporcionar contactos entre os "Decision Makers" locais e a criatividade projetual do IPVC, dando asas a alguns projetos e ao mesmo tempo demonstrando como a projetualidade do IPVC representa um agente incontornável para o desenvolvimento local”.
“Pretende-se demonstrar que o design pode estimular um processo ancestral, como a técnica da palha de Fafe, transformando-o e levando-o a assumir novas aparências, num processo sempre renovável e reivindicando a sua existência num novo quadro contextual” explica a propósito do “Palea Mater” Liliana Soares, Docente responsável pelo projeto protocolar “Palea Mater”. “Na segunda parte deste trabalho apresentamos os argumentos de que a técnica da palha de Fafe poderá alcançar uma nova existência, se for pensada em ligação quer com a Academia, quer com a realidade empresarial, atuando de acordo com as constrições do design atual”, acrescentou ainda.
“Como resultado, a exploração do conceito da palha nestes projetos orienta-se para a sua aplicação em quatro âmbitos temáticos, como para acessórios de moda, acessórios domésticos, no packaging para gastronomia e nos brinquedos para crianças” revela Helena Santos-Rodrigues, igualmente Docente orientadora do projeto.
Já o “Palea Nostra” foi desenvolvido com o intuito de “valorizar um produto do artesanato local, o Chapéu de Palha de Fafe, através de um registo monográfico dessa realidade, com antecedentes na tradição material dessa comunidade”, explica José da Cruz Lopes, Coordenador da Licenciatura em Design de Ambientes do Politécnico de Viana, a propósito do projeto desenvolvido pelos alunos de Design de Ambientes, no âmbito da Unidade Curricular “Material Vegetal”.
Assim, o curso, exibirá uma “exposição dos painéis temáticos realizados pelos alunos de Design de Ambientes”, refere o Docente, “documentos esses que exprimem uma síntese e amostra de dados face ao universo identitário das conhecidas «chapeleiras de Fafe», sujeitos ativos da sua paisagem cultural”, salienta José da Cruz Lopes.
Serão cinco as temáticas propostas e apresentadas na inauguração da exposição avança o Docente, ”o território e a paisagem (interpretação da extensão dos campos de cultivo do cereal no quadro da paisagem como suporte de recursos biofísicos); o centeio (a planta do centeio e o seu ciclo cultural); a palha (caraterísticas da palha de centeio; processo tradicional de fenação; a tradição e a cultura (levantamento das tradições associadas à cultura do centeio); questões sociais atuais (a realidade social da (e)migração e o quadro de vida económico do artesão de hoje).”
A metodologia utilizada incluiu visitas ao local e entrevistas a agentes locais, registo fotográfico e pesquisa bibliográfica/documental. Os resultados produzidos pelos grupos de trabalho serão agora apresentados em formato poster, incluindo conteúdos iconográficos e de ordem (carto)gráfica.
No final, este projeto académico e temático será metodologicamente materializado por um estudo-caso e em versão de monografia local.

In www.cienciapt.net

1 comentário:

Alex disse...

Muito bom!