30 março 2013

Os (para já) Candidatos à Junta

http://jornaldefafe.blogspot.pt/2013/03/psd-pedro-goncalves-e-candidato-junta.html
https://www.facebook.com/albinogcosta


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjThi8qnwu1sh17O76v0WUGSLzU9_3j2hlgL0_Sdb7hS4GWpiQKHco7SrNxtZPZAl88cs1txmXce_26MXMNGvXqpt1w8njaUi3Ufc1Q18cEcB4ddOAvXfA0vQlnC4rD2plTkV4q/s1600/IMG00281-20100919-1115.jpg

Num comentário sobre o texto que publicámos acerca da apresentação da candidatura de Eugénio Marinho, são sugeridos alguns nomes para candidatos à presidência da Junta pelas diversas forças políticas. Sem surgir qualquer indicação sobre os candidatos do CDS ou da CDU, Pedro Gonçalves pelo PSD, Albino Costa pelo PS e  Miguel Summavielle pelos Independentes, são os nomes que se prefiguram. Se Pedro Gonçalves e Albino Costa são praticamente dados adquiridos, já Miguel Summavielle não passa de mera suposição. 
Conheço Pedro Gonçalves, embora de há mais de 15 anos não privar com ele. Contudo, durante o final da nossa adolescência (anos oitenta), fomos cúmplices num conjunto de realizações. O Pedro é uma pessoa vitalista, motiva quem o rodeia. Apesar de possuir os seus defeitos, não os esconde, o que só abona em seu favor.  É uma boa aposta do partido porque é popular na cidade. possivelmente não será uma boa aposta pessoal em virtude do facto de ter sido candidato presidencial. Denota-se aqui uma aparente fragilidade! Não conheço nenhum caso em que um candidato a Presidente da Câmara se torna posteriormente candidato a Presidente a Junta. Aos olhos populares pode significar falta de ambição. Mas só aos olhos populares! Quem o conhece não se surpreende com tal desiderato, porque, como alguém me dizia, o Pedro é assim...
Com Albino Costa partilhei os bancos da escola, creio que no ensino unificado. Desde aí, e sempre que trocámos impressões, sempre o vi como uma pessoa criteriosa, meticulosa e empreendedora e, acima de tudo, culta. Muito racional nas suas opções, o Albino sempre se apresentou num tom equilibrado e dialogante. Não sei até que ponto terá um alto índice de popularidade junto da população de Fafe.
Quem menos conheço é Miguel Summavielle, contudo parece-me ser, dos três, o mais distante.   Pelas características pessoais, é aquele que menos predisposto estará para a proximidade «física» com as pessoas. Porém, reconheço-lhe postura democrática, ao fazer valer as suas ideias, quer aqui no blog, quer noutras plataformas, e postura ética na forma sempre correcta como discorda.
Um aspecto importante parece transparecer destes três candidatos: é uma nova geração, actualmente nos «quarentas», uma geração com novas linguagens, novos conceitos, novas concepções acerca da «polis». São, à sua maneira, pessoas mais cosmopolitas que a geração anterior. Pode isto significar uma ruptura com a realidade precedente? Pode acima de tudo significar mudança e isso, só por si, já é óptimo. 

António Daniel

10 comentários:

Anónimo disse...

O meu candidato preferido à Junta de Freguesia é o Pedro Gonçalves, muito embora eu seja Socialista.
O Pedro Gonçalves, "mistura-se" bem com o povo. É um homem humilde e não precisa de se impor usando o baluarte familiar.
Não tenho duvidas que vamos ter um bom Presidente da Junta, só tenho pena que não seja Socialista.
Pedro podes contar com o meu voto.

Anónimo disse...

Ainda bem que foi preciso haver limitação de mandatos para o Mário sair. Quer dizer que a junta de Fafe terá uma nova dinâmica. São todos bons candidatos, como são todos para a câmara. Vai ser interessante estas eleições.
Como independente que sou, na câmara ainda não sei em quem votarei, na junta o meu candidato é Albino Costa.

Anónimo disse...

Aprecio todos os candidatos e todos me merecem o maior respeito. No entanto, parece-me que Pedro Gonçalves pelo seu carisma, pela sua popularidade, e pelo seu enorme coração será o meu candidato. Mas qualquer um deles parece-me ser bom candidato.

Anónimo disse...

O mais competente e imparcial dos três é Miguel Summavielle.

Tem o meu voto porque é tanto do povo como Pedro Gonçalves e tão inteligente como Albino Costa, nunca se expôs tanto como o primeiro nem se esconde quando lhe interessa como o segundo, que para umas coisas é político e para outras diz que não é, por isso não serve.
MIGUEL SUMMAVIELLE É O CANDIDATO MAIS CORDIAL, MAIS MODERADO E MAIS HUMILDE, AINDA QUE NÃO O PAREÇA.

Anónimo disse...


O candidado à Junta de Freguesia, é o Miguel Summavielle, irmão do Parcidio Summavielle. Pelo comentário que antecede julgo que não estamos a falar do mesmo, já que o Miguel, irmão do Parcidio, não é humilde nem é do povo e eu sei do que falo.
No entanto, se para o opinador, se humildade for sinónimo de arrogancia, ...

cristina costa disse...

Relativamente aos 2 candidatos, uma vez q o Miguel Sumavielle ainda n é certo...e se ainda n é candidato n vou falar dele...
O candidato Albino Costa, n conheço muito bem pessoalmente para lhe tecer qq elogio ou defeito...aqui no FB, leio os seus comentários, alguns parecem-me assertivos outros nem por isso, talvez porq a nossa ideologia politica esteja nos antípodas um do outro...portanto tb n vou elaborar grandes comentários acerca dele, nem posso, pq tb n conheço as suas competências, para efectuar aquilo q seria o seu trabalho como Presidente da Junta, portanto qd n se conhece bem as pessoas o melhor é não construir uma na nossa mente q pode n ter nada q ver com o q aqui supostamente relatamos.
Já relativamente ao Pedro Gonçalves, além da sua cor politica ter sido a minha enquanto jovem, n tenho q o esconder, embora hj em dia me considere uma apartidária, é verdade q já me enquadrei na ideologia social - democrata, coisa q hj para mim n tem valor algum...o q tem valor são as pessoas...e o Pedro (alguém dizia, um dos anónimos q escreveu no Blog, q poderia ser uma fragilidade o Pedro Gonçalves ter sido já candidato à Câmara, na minha perspectiva, isso só é mais uma vez revelador da sua humildade e bom coração...e qd precisam dele, ele está lá...e honra os seus compromissos, sem pensar o q poderia ou não ter sido...
Se eu fizesse uma análise SWAT ao Pedro Gonçalves, diria q os seus pontos fortes são: Ter formação académica para ocupar um lugar público, ter formação moral, cultural, religiosa e mts vezes prejudicando-se para q outros se beneficiem, e podia-me alongar nos elogios a um Homem q todas as pessoas conhecem e todos sabem quem e como ele é; Nos seus pontos fracos; É precisamente ter um coração tão grande, e querer ser omnipresente com todas as pessoas. Relativamente às debilidades serão conhecidas qd fôr conhecido o Presidente de Câmara, pq se for de outro partido poderá n colaborar para q ele faça um bom trabalho, pois tem q existir sinergias entre eles; Quanto às oportunidades seria interessante ver o Pedro Gonçalves a formar equipa com o Eugénio Marinho, que eu espero q seja o novo Presidente de Câmara, uma vez q a Câmara Municipal de Fafe, precisa de ar fresco, de gente e ideias novas, foram anos e anos de Partido Socialista na Câmara, sem ter algo contra, vamos agora dar oportunidade ao Eugénio Marinho, e ver do q é capaz. E será neste cenário q o Pedro Gonçalves muito poderá contribuir para termos uma Junta q\n se limite a passar documentos, pq uma junta no concelho é o local ideal para resolver os problemas dos cidadãos em primeira instância, poderá promover muitas actividades culturais, promover os artistas Fafenses e n só, organizar eventos..
O Presidente da Junta é uma ponte directa com o Presidente da Câmara. Vamos dar oportunidade a este homem honesto, humilde e com grande coração, que numa altura q se adivinha tão dificil, parece-me q será o ideal para representar a Junta de Freguesia de Fafe. E sim sou amiga dele, e sim gosto muito dele por tudo o q ele é, se assim n fosse, se na minha perspectiva ele n tivesse estas qualidades todas q se traduzem num grande ser humano, eu n estaria aqui a dar a minha opinião...poderia ser omissa na minha opinião.

Carla disse...

Pedro ....Fiquei contente por saber k tinhas defeitos e k os assumes. É k parece k mais ninguem tem defeitos ...... !!!! "Quem nunca pecou k atire a primeira pedra". O Albino com quem eu tb andei a estudar é culto. Já não estou com ele há mt anos para o saber mas sei com toda a certeza k se há pessoa da minha geração k é culta e informada és tu. Ou afinal o Daniel conhece mt mal todos os candidatos ou então só deu ênfase ao k bem lhe apeteceu sobre cada um deles. Mas são opiniões. Esta é a minha ....

Miguel Summavielle disse...

Caro António Daniel,
É para mim um orgulho ver o meu nome ombreando com o dos dois candidatos já anunciados.
São dois excelentes candidatos e dois bons amigos. Duas pessoas por quem tenho muito respeito e consideração, seja a nível intelectual, profissional ou moral. Duas pessoas com grande experiência política e partidária e que dariam bons presidentes.
Compreendo que me queiram colocar no rol dos candidatos, até porque assim podem sempre ir buscar a velha bandeira do “clã Summavielle” e da “sede de poder”. É curioso como sempre repisam este argumento. A população tem respondido claramente e basta!
Os Independentes têm, felizmente, vários nomes que considero mais aptos, capazes e adequados do que eu, e sem falsas modéstias: Leonel Castro, Ana Luísa Damasceno, Alberto Alves ou Cláudia Carvalho, só para dar 4 exemplos.
Termino, manifestando tristeza por ver tão pouca participação e logo num assunto que deveria mobilizar as gentes Fafenses. Participar na decisão do nosso futuro é mais do que um direito, uma obrigação!

Anónimo disse...

É publico que os Independentes já mudaram de candidato à Junta de Freguesia de Fafe, tendo agora como candidato o independista de Fornelos Dr. Vitor Silva. As coisas vão aquecer.

Ricardo Gonçalves disse...

Sendo amigo de longa data dos 2 candidatos e, também, do Miguel (os candidatos a candidatos que o Miguel indica também não me são desconhecidos) teria uma escolha difícil...se votasse em Fafe.
Nesse aspecto estou contente por não ter de escolher e me estrear, precisamente nestas eleições, numa outra freguesia.
Sei que todos eles dariam excelentes autarcas e que marcariam uma ruptura com o "Hugo Chavez" que ocupou o lugar durante uma data de anos sem obra que se lhe conheça (excepto a propaganda).
Reconhecendo, no entanto, a legitimidade e até um peso político especifico que o cessante autarca teve.
Defendi a extinção da Freguesia de Fafe mas como não foi esse o caminho traçado fico satisfeito por ver que, ganhe quem ganhar, esta terá alguém em quem confio para assumir a sua gestão.
Espero para conhecer as propostas dos candidatos mas confio numa mudança de rumo.