21 março 2013

Considerações sobre a apresentação da candidatura de Eugénio Marinho



            
Aquilo que aqui direi baseia-se nos vídeos postados pela organização da candidatura. Portanto, não tive acesso a todo o ambiente nem à totalidade das intervenções (tinha especial curiosidade em ouvir Paula Costa - uma surpresa, pelo menos para mim).
Em primeiro lugar, a musicalidade muito apropriada a um ambiente de epopeia, fazendo lembrar as entradas apoteóticas de Sócrates nos congressos do PS ao som de Vangelis. Não fossem os tijolos do tecto do palco e a coisa funcionaria melhor.
Luís Marques Mendes: Apreciei o seu discurso, possivelmente combinado. Teve da sua parte o carácter emotivo e fê-lo bem. Sublinhou a identidade local, aspecto fundamental que deve ser levado em consideração. Uma grande deixa para Marinho desde que a aproveite bem. É aqui que tenho as minhas dúvidas.
Eugénio Marinho: Não foi um discurso mau, apresentou algumas ideias que nós aqui, corajosamente, temos vindo a denunciar, nomeadamente a confusão existente entre o partido e a Câmara. É um bom assunto, mas perigoso, porque promove uma divisão. Marinho podia ter colocado esta ideia na voz de outro e apresentar-se como um líder, acima desses problemas. Tenho dúvidas se o conseguirá, porque funciona de uma forma emocional. A ser verdade o que aqui foi noticiado, então é que a coisa piora. Marinho sabe que só poderá vencer se conseguir votos de pessoas que Luís Marques Mendes gosta. Pessoas críticas, não dependentes de partidos e não feridos pela cegueira partidária (os indefectíveis PSDs votam em qualquer um). Não é só a juventude, até porque poucos votarão. Essas pessoas votaram nas últimas eleições nos chamados «Independentes por Fafe». Se o PSD atacar «os Independentes» da forma como fez, adjectivando-os de «meninos mimados», não conseguirá o seu desiderato. Irá cultivar ressentimentos e vinganças na medida em que menoriza os seus (dos «independentes») eleitores. Não sei porquê, mas cheira-me a esturro. Estará o PSD aborrecido com «os independentes»? Se assim for, a situação sugere ter havido alguma tentativa de aproximação. Ou não houve? Nas próximas décadas não haverá as mesmas oportunidades…

António Daniel

22 comentários:

Pedro Miguel Sousa disse...

A reflexão está muito interessante e devo dizer, desde já, que concordo com quase toda a observação, mas há alguns reparos que devem ser tomados em conta. Em primeiro lugar, até porque estive presente no lançamento da candidatura, posso dizer que me impressionou a sala cheia. Os ‘tijolos à mostra’ podem não representar o ambiente perfeito e é verdade que não fica muito bem na fotografia, mas a moldura humana não engana ninguém e, na minha opinião, o mais importante aconteceu: a adesão das pessoas. Em segundo lugar, no que se refere aos discursos, se tivesse que resumir numa única palavra, escolheria ‘substância’. Os intervenientes acrescentaram à discussão pública, ou pelo menos no que se espera do debate no quotidiano, uma vez que apresentaram as lacunas existentes e de seguida a solução para os problemas. Já há muito tempo que defendo esta tomada de posição no interior do partido, como aconteceu na última assembleia de secção, e isto está a acontecer, o que é de louvar. Se o Eugénio entrou em caminhos perigosos em referir-se aos opositores, até pode ser verdade, mas também será necessário dizer ao que vai e com quem vai. Talvez não interesse tocar mais nesse assunto, até porque o Eugénio sabe que precisa de todos para ganhar, mas assim não sobram dúvidas que a sua única «coligação – é com os fafenses». Para finalizar, até porque isto já vai longo, penso que as propostas lançadas são mesmo o necessário para o concelho (apoio às empresas e a novos investimentos, o que leva a colmatar o desemprego e fixar as pessoas; investimento nas energias renováveis; grande aposta na educação de forma a que esta seja ‘para todos’;… e destaco, o que muito me agrada, o facto de se definir por um ‘presidente no terreno’ ao serviço das pessoas).
Não é isto que temos vindo a defender neste blog?

Anónimo disse...

Se o PS começou mal, o PSD podia ter começado melhor. Sem os independentes, sem o CDS (uma surpresa!!) vai ser difícil ganhar a câmara.
Politicamente é um tiro nos pés o Eugénio Marinho não ter conseguido agregar os dois partidos da direita de Fafe. São sempre menos uns votos para ele.

Anónimo disse...

Neste caso é válida a velha máxima "mais vale só do que mal acompanhado!"

Anónimo disse...

O valor eleitoral do CDS em Fafe é residual. Vale 300 votos no máximo 400. O comportamento do CDS na assembleia municipal não passa de um "cola" que vota e opina consoante o lado que mais lhe convém. Em todos os actos eleitorais espera sempre que alguém os convide, porque sabem perfeitamente que sozinhos quanto muito conseguem um lugar na assembleia municipal. Nas últimas eleições conseguiu 2, apesar do mau resultado da coligação. Por isso não acho que seja por aí que o PSD não ganhe. Antes pelocontrário so sai a ganhar por não se coligar. Concordo com o Pedro Sousa quando diz, que esta candidatura tem um único objectivo Coligado com os Fafenses. Basta de olhar para o panoramo político como um monopólio partidário. Está na altura de os cidadãos poderem participar activamente nos partidos políticos e nas suas causas sem que isso custe um filiação. E é essa a mensagem que Eugénio Marinho e bem, tem sabido transmitir. Também tive oportunidade de participar, como um cidadão independente, não filiado em qualquer partido político e não conotado a nenhum, na apresentação do Dr. Eugénio Marinho e devo dizer que vi gente de todos os quadrantes políticos e ideias, fiquei até bastante surpreendido. Aliás uma coisa que verifiquei, foi que muitos dos que apoiaram Parcídio nas últimas eleições estavam lá.
Já que falamos de Parcídio Summavielle, convém referir que neste momento conta apenas com aqueles que votaram sempre por a família summavielle, perdeu todos aqueles que o viam como um projecto supra-partidário. Aliás foi sempre assim que vi a sua candidatura,um projecto familiar. Concordo até com o que Luis Marques Mendes disse acerca dessa candidatura um PS B.

Anónimo disse...

a única diferença até agora desta candidatura de eugénio marinho das anteriores chama-se marques mendes.
o resto tudo igual. muita expectativa inical com proclamações de vitória e depois é o resultado que todos sabemos.

Anónimo disse...

Parece que quem anda a começar mal a campanha não é o Eugénio Marinho mas o Marques Mendes, tão vimaranense como o Raúl Cunha...
Eu não consigo perceber o PSD. Então levanta a questão do Dr Raúl ser de Guimarães só agora que é candidato a presidente da câmara e não levantou quando foi vereador?

Anónimo disse...

O povo de Fafe sabe votar. Nas próximas eleições vai dizer claramente que o seu voto não é exercido em vão e que o Raul Cunha que é de Guimarães e o Parcidio, que é uma carta fora do baralho, mas ambos fora de validade, não são os eligiveis pelos fafenses.
Estes dois já não enganam ninguém.
O único que merece algum crédito, neste naipe de três, é o Dr. Eugénio Marinho, que me parece ser um candidato com valor acrecentado, já que as suas ideias assento num projeto francamente lógico e válido em que se pode acreditar, porque credivel.

Anónimo disse...

E então achas que a relevância de um Vereador é semelhante à de Presidente de Câmara?
Aliás, ao contrário do que dizia um jornal cá do burgo, aqui a questão não se coloca no facto de o candidato do PS ser NATURAL de Guimarães (comparação parva com o Presidente da Câmara de Guimarães que é natural de Cavês), mas sim com o facto de este residir em Guimarães e apenas trabalhar cá em Fafe. Acho que Fafe e as suas gentes merece ter um candidato residente em Fafe e conhecedor dos problemas de Fafe, e não alguém que vem cá em trabalho e ao fim do dia regressa a casa em Guimarães. Só faltava mesmo isto.

Anónimo disse...

Sabes quantos fafenses vivem em Guimarães e votam em Fafe? Eu conheço mais de uma dezena.
Não é pelo facto de se viver em Guimarães que não se conheça os problemas de Fafe, tal como muitos fafenses que vivem fora e secalhar sabem mais dos problemas do concelho do que muitos que cá andam.
Achas que uma pessoa de Aboim (que devem ser mais kms que daqui a Guimarães)também por ser de Aboim não conhece os problemas de Fafe?
Acho que estar a por o problema na questão da naturalidade dos candidatos é irrelevante. Como dizes, e bem, vamos falar de projectos.

Anónimo disse...

Para a anónimo das 8:30 PM.
Meu caro, acho que estas enganado sobre putativas proclamações de vitoria de Eugénio Marinho. Pelo que pude perceber em momento algum ele referiu que iria ganhar, e muito menos proclamou a vitória. Aliás ele é suficientemente esperto para não cometer tamanha ousadia. Agora que legitimamente ele anseie a sua vitória isso é perfeitamente normal. E muito sinceramente dadas as circunstâncias acho que ele terá grandes possibilidades de fazer um resultado que lhe permita ganhar eleições. Fafe não perderia nada com isso, acho eu!

Miguel Summavielle disse...

É curioso ver pessoas que me ajudaram, ou se mostraram disponíveis, há 4 anos, para procurar uma solução conjunta e supra partidária para Fafe, atirem agora, com tanta facilidade, pedras.
Há quem considere que a política é isto mesmo... Eu acho que não!
Temos feito, e continuaremos a fazer, política de forma positiva, discutindo as nossas ideias, propondo soluções e cooperando quando entendemos que há benefício para Fafe.
Há 4 anos, os "poucos indefetíveis" da família Summavielle, colocaram-nos como líderes da oposição.
Veremos o que nos reserva o futuro. Eu, por mim, acho que o caminho é de vitória!

Anónimo disse...

Eu votei nos independentes na ultima eleição e não estou arrependido.
Fizeram oposição quando assim entenderam e ficaram ao lado do executivo quando acharam que algumas soluções eram positivas para Fafe.
Isto é política. Oposição não é estar sempre do contra.
Ao contrário do que se diz por aqui, os independentes não me desiludiram e, sendo o Leonel, o Miguel ou o Parcídio a candidatar-se, o meu voto vai, de novo, para eles.
O PSD sempre nos habituou a encostar-se a outros quando assim lhes convinha. Desta vez não quiseram o CDS nem os Independentes. Vamos ver se com esta estratégia conseguem ir mais além do 3º lugar.

Anónimo disse...

Efetivamente se alguém andou "colado" a alguém nestes últimos 4 anos foram os independentes com o PS, para com esta estratégia tentar confundir o eleitorado socialista, transmitindo assim a mensagem de que entre eles (socialistas e independentes) não há diferença. Quem votou favoravelmente os 4 orçamentos deste mandato foram os independentes denotando assim um alinhamento de estratégias. Portanto socialistas ou independentes é tudo farinha do mesmo saco, não são a alternativa que Fafe precisa!

Anónimo disse...

Ñão consegui perceber se os Independentes são realmente Independentes, ou se são do Bloco de Esquerda, mas mascarados de Independentes.
Não nos podemos esquecer que o Dr. Leonel é militante activo do Bloco de Esquerda e já foi candidato à deputado pelo mesmo partido.
Afinal, isto é ser independente ?
Outra coisa é saber se o Dr. Parcidio Summavielle é efetivamente independente ou se é um faz de conta.
Se e memória não me falha o Dr. Parcidio já foi candidadto pelo PS, pela Politica XXI, pela CDU e como Independente. Ora, se um da destes assistirmos a uma sua candidatura pelo Bloco de Esquerda não é de admirar, já que estamos na presença de alguém que é "pau para toda a colher".

Anónimo disse...

Estou em crer que dos candidatos conhecidos o único que poderá ser o próximo Presidente da Câmara é o Dr. Eugénio Marinho.
O Dr. Eugénio Marinho tem por traz de si, um conjunto de pessoas, que certamente o conduzirão à vitória.
È bom lembrar que o Dr. Eugénio Marinho conta com o Presidente do PSD, Dr. José Augusto Sousa, que já demonstrou ser um grande estratega a nivel de politica local.

Anónimo disse...

Os estrategas do PSD têm-se visto em Fafe há muito tempo por isso é que os resultados são a miséria dos ultimos anos.
O PSD são um conjunto de gatos zangados e nem o Marques Mendes os consegue unir apesar das aparências.
Os independentes terão uma palavra a dizer nestas eleições mas considero que o PS continua a ser o principal favorito porque, normalmente, tem sempre melhores figuras nas freguesias e na sua equipa.
Eugénio Marinho será o eterno derrotado em Fafe.

Anónimo disse...

O PSD tem como candidato á Câmara o Eugénio Marinho. O PS tem como candidato o Raul Cunha e os Independentes o Parcidio Summavielle. Venha o diabo e escolha. Na minha opinião nenhum dos candidatos é o ideal para prosseguir com os destinos do povo de Fafe. Agora falta saber a lista que cada um apresenta, para podermos aferiir se os segundos, terceiros, quartos e quintos, são melhores que os primeiros.
Dizem para aí que o PS tem como nº 1 o Raul Cunha, como 2º o Pompeu Martins. O PSD, como primeiro o Eugénio Marinho, como 2º um Engº de Golães. Os Independentes como nº 1 o Parcidio Summavielle, como nº 2 o Alberto Alves.
Para a Junta de Freguesia de Fafe: o PS, Albino Costa, o PSD Pedro Gonçalves e os Independentes Miguel Summavielle.
Para a Assembleia Municipal, os Independentes José Manuel Domingues, o PSD, José Augusto Sousa e o PS José Ribeiro.
A bola está lançada só resta saberõ resulatdo.

Anónimo disse...

A equipa do PS é formada por figuras impares e alheias ao trabalho.
De qualquer forma é caso para interrogar: Onde estão as beldades do PS na equipa ? Temos qeu ser sensatos e ter olhos na cara.

Anónimo disse...

Os factos demonstram que no PS, Pompeu Martins tem sido o melhor vereador da cultura que tem passado por Fafe e Raúl Cunha foi muito importante na vereação na área social do município.
Até muitos dos atuais opositores de Ribeiro, dentro e fora do partido,reconhecem isso.

Anónimo disse...

Quer Eugénio Marinho, quer Parcídio Summavielle representam também eles uma nova geração na política, que quer há muito ser poder. E em política tem de se querer. Embora teóricamente Raúl Cunha seja um candidato mais fraco e de certa maneira o mais surpreendente, tem a máquina do partido bem oleada por trás.Vão ser umas eleições difíceis e penso que o que marcará a diferença , será quem conseguir motivar e arrebatar a juventude em Fafe. Aí far-se-á a diferença, de resto os votos estão nas outras gerações praticamente contados e bem sabemos em Fafe qual é a tendência.

Anónimo disse...

Caro Miguel Summavielle, quem atirou pedras aos independentes, foi o Parcidio, claramente...virou as costas a quem o apoiou, e agora volta com o discurso do melhor lider de sempre...um lider ausente, que escolheu andar de braço dado com o ps a ouvir as pessoas que o acompanharam...O Miguel sabe do que falo.

Anónimo disse...

Miguel Summavielle, a Câmara de Fafe deve ser para ti, filho de peixe sabe nadar. Além de seres um homem da cidade de Fafe, és filho do Homem a quem Fafe deve muito pelo que fez. Continuar a obra é facil, dificil foi fazer o que teu pai fez. Serás o Presidente de Fafe e os fafenses que se deixem de politiquices. Temos homens de valor na nossa terra, que nasceram com veia politica. Vai em frente luta e vencerás.
EU SOU PELOS INDEPENDENTES DE FAFE.