30 agosto 2010

A ADDAF e o Voluntariado em Fafe


Decorreu nos passados dias 14 e 15 de Agosto mais uma campanha de angariação de alimentos para animais, na qual a ADDAF, colaboradora (e verdadeira impulsionadora) do canil municipal, participou activamente, promovendo a iniciativa. Durante a campanha, foram ainda colocados, na parte exterior do Intermarché (local onde decorreu), animais do canil para adopção.
Como voluntária neste tipo de campanhas, ainda que recentemente, senti-me no dever (moral) de escrever sobre o assunto. De facto, as pessoas vão sendo generosas e os resultados não são de todo maus. Mas é também verdade que o respeito pelos voluntários é muito pouco. As pessoas que nós “chateamos” esquecem sobretudo que estamos ali por (e apenas por) amor, muito amor aos animais. Muitos voluntários abdicam do seu fim-de-semana para poderem estar ali, ainda que por umas horas, a fazer de “chato”. É penoso. Eu não gosto… Mas gosto muito de ajudar os animais e por isso levanto-me cedo ao Sábado ou ao Domingo e enfrento umas horitas a ouvir os outros dizerem que “há muitas criancinhas a morrer à fome e vocês aí a pedirem para os animais!”.
Minha gente, permitam-me, quando quiserem trocar de lugar é só dizer. É preciso um pouco mais de respeito pelos voluntários deste país. É efectivamente preciso ser-se voluntário para compreender!
Ainda assim, muito obrigado a todos os que ajudaram e àqueles que, ainda que não tenham ajudado, deram uma palavra simpática e se dignaram a simplesmente dizer que “não dá”. Uma palavrinha ainda às entidades municipais para que haja uma maior sensibilidade por esta causa. Tratar dos animais também é preciso! E fica sempre bem…

Sofia Rodrigues

P.S. - Quem estiver interessado pode ser sócio do canil por uns simbólicos 12Eur anuais. Podem salvar vidas, ainda que a ADDAF tenha já, com os seus poucos meios, evitado muitos abates! São pessoas a quem devemos tanto sem saber, porque tratam dos nossos animais e, afinal de contas, “limpam as ruas”! VOLUNTÁRIOS PRECISAM-SE. Visitem-nos em http://www.addaf.com

3 comentários:

pedromiguelsousa disse...

Sofia, em primeiro bem-vinda a este blog de uma dimensão bem reconhecida (finalmente uma mulher). Em segundo, não é fácil ser voluntário, a pouca formação, que diria mesmo mesquinha, de pessoas pouco formadas - nao nas universidades, mas na educação - leva a comentários absurdos. Será que essas pessoas que falam das crianças dão ajuda às suas vizinhas? E um animal, não é também um ser vivo? Na verdade, estamos rodeados de 'chanel' da feira... que se repararmos até vivem de costas ao alto com o rendimento mínimo e têm ajudas para recuperar a casa com apoios dos nossos impostos... porque a maior parte dessas pessoas só pensam mesmo nelas, acredite!
Não se deixe abater pelas palavras estúpidas, porque o seu acto é bem mais nobre... Todos devem ajudar, mas também sabemos que há aqueles que gostavam que lhes dessem tudo a eles, masmo que fosse a comida para o cão!

António Daniel disse...

Faço minhas as palavras do Pedro.

Filomena Magalhães disse...

Sofia Rodrigues, começo por felecita-la pela sua actividade como voluntária.
Também sou voluntária do BA e embora a maioria das pessoas sejam generosas aparece sempre alguém que é do contra.
Embora goste muito de animais ainda não colaborei em nenhuma campanha da ADDAF, mas penso fazê-lo como sócia logo seja possível. Os animais assim como nós fazem parte da Criação de Deus e devem ser protegidos. São Francisco de Assis foi um homem da Paz e do Bem, amava e respeitava os animais, as plantas e tudo que fazia parte da natureza. Os animais selvagens que vivem no seu habitá natural têm os seus meios de sobrevivencia, os animais domésticos, quando abandonados ficam desorientados e sofrem muito, andam dum lado para o outro que até doí só de vê-los.
Sofia desejo-lhe muita força para lutar em defesa dos animais, faça tudo que puder que eles precisam da sua ajuda. Que as criticas sirvam para ajudar a seguir em frente e nunca ser motivo de desanimo.
Um abraço
Filomena Magalhães