01 fevereiro 2010

O Centro Urbano


Li recentemente um artigo num jornal nacional que tinha como tema a importância da economia de vida fora de horas. Reportava-se à economia da noite e da importância social e turística que isso tem para a dinâmica de um determinado local. Achei o assunto demasiado interessante e verifiquei que em Fafe não me recordo de tal assunto ser discutido com o rigor e a seriedade que o tema merece.
Vem isto a propósito porque acho que a revitalização do nosso centro urbano passa muito pela dinâmica que espaços como bares, restaurantes, entre outros, podem acrescentar. Os exemplos podemos ir buscá-los a muitos locais, onde a concentração do comércio da "noite" nas zonas mais bonitas da cidade são um bom chamariz para o turismo e para a revitalização de áreas mais deprimidas.
A revitalização económica da nossa cidade, mais concretamente do nosso centro urbano, não passará pela deslocalização e abertura dos bares e cafés em sítios tão afastados uns dos outros. Passa por localizar estes espaços de animação. Claro que isto é uma questão demasiadamente complexa mas tenho pena que Fafe com um centro tão bonito seja um espaço demasiadamente vazio e sem animação durante a noite.
Este assunto devia ser objecto de uma análise profunda por parte dos membros da Assembleia Municipal, da Câmara Municipal e da Associação Comercial. Ou melhor, agora que está oficializada a constituição do Conselho Municipal da Juventude, este deve ter uma palavra a dizer.

Pedro Fernandes

6 comentários:

António Daniel disse...

Interessante e pertinente artigo do Pedro Fernandes. Seria importante que os leitores dessem ideias para o tema do post.
Fafe sempre teve uma «noite», apesar de ser avaliada como clandestina. devido à nossa condição de defensores de públicas virtudes, sempre tivemos vícios privados. O que até não será mau de todo. Agora, concordo com o Pedro que a noite, apesar de manter o mistério do «escuro», está a tornar-se um caso económico sério. É um tema pouco abordado, apesar de, há uns tempos atrás, o Pedro Gonçalves, a propósito de uma campanha eleitoral, tê-lo aflorado. Certamente que o Pedro Fernandes não se referia ao frenesim das festas de Verão, mas novos modos de dinamização da noite. Neste momento faltam-me ideias, mas não se pode descurar a possibilidade da Casa da Cultura ou até a biblioteca estar aberta até certas horas. Para isso, seria importante criar uma zona urbanística da casa do Grémio até à biblioteca com motivos de entretenimento de vária ordem.

Pedro Fernandes disse...

Se os bares fossem todos para o centro em vez de termos uns em frente à Escola Secundaria, outros na Recta, outros perto da Escola Montelongo, outros perto do Centro de Saúde, a noite de Fafe ficava a ganhar. Bares e Restaurantes. Bastava ser até às 2 horas da manha. Em dias festivos abria-se até às 3,por exemplo. Quem quisesse ficar aberto ate horas mais tarde poderia abrir na Zona Industrial que lá não incomoda ninguém.
Associado a isto abria-se a biblioteca à noite no fim de semana,também até às 2, abria-se um cafe concerto no cine teatro, abria-se as exposições da casa da cultura à noite e incluiam alguma animação de rua.
Não tenho dúvidas que o comércio, o turismo e Fafe ficava a ganhar!
Mas em Fafe domina a mentalidade consevadora nos políticos e nas gentes que tornam estas ideias difíceis de concretizar.

António Daniel disse...

São excelentes ideias, sem dúvida.

Anónimo disse...

Boas ideias Pedro Fernandes. De facto Fafe precisa de uma noite mais diversificada. Eu penso que o grande problema são os grandes empresários da noite em Fafe que controlam tudo e todos e não permitem que a noite em Fafe apresente grandes ofertas aos fafenses. Por exemplo os edifícios antigos da câmara podiam ser utilizados para um estaleiro cultural...

Anónimo disse...

Excelente caro Pedro Fernandes,
Mais uma vez põe o dedo na ferida.
Não se limita a criticar mas sugere, dá ideias.
Estou a chegar a casa depois de ter dado uma volta a Fafe. Reparei que há muita gente na rua, especialmente os mais novos. Mas como refere, eles deambulam ora no centro nuns sítios, ora ali perto da antiga parefa, nos cafés dos liceus ou à beira do centro de saúde. Assim até parece que Fafe não tem ninguém à noite porque as pessoas andam dispersas.
Se estes sítios fossem juntos, o cenário mudava concerteza.
Culpa-se muito a Câmara e os políticos, o que não deixa de ser verdade porque ninguém em Fafe pensou nisto, nem o Parcídio filho quando foi vereador da juventude. E agora acha-se o salvador da pátria... enfim...
Foi preciso haver um blog e uma pessoa que levantasse esta questão porque também não é nas assembleias municipais que se discute ideias no meio de presidentes da junta e eleitos tacheiros que vão para ali falar é de coisas desinteressantes. Não há ideias nestes políticos de Fafe e não percebem o alcance deste projecto para Fafe que o Pedro Fernandes refere.
Oxalá que se comece a falar nisto. Era bom sinal. Os louros, os políticos vão colhê-los mas é neste verdadeiro espaço de cidadania que eles já vêem buscar ideias a comentadores como o António Daniel ou o Pedro Fernandes, que não sei quem são, nem me interessam mas gosto de lê-los.O Miguel Summavielle até já gosta de dar as suas alfinetadas aqui...
É a primeira vez que escrevo neste blog. Embora sendo Fafense de nascença, já não vivo em Fafe por motivos profissionais mas sempre que posso estou em Fafe com os amigos e família. Também não voto em Fafe, o que me faz estar por forada política fafense, por isso, acho que tanto o Ribeiro, como os opositores são muito medíocres.
Tal como é medíocre a Associação Comercial que já deveria ter projectos mais abrangentes para Fafe como este em vez de passar a vida a queixar-se dos hipermercados.
Felizmente existe este Blog para se ler algumas coisas interessantes. Uma lufada de ar fresco.
Uma ultima nota, a Câmara se quer ver o cine teatro sempre com boa lotação tem que começar a situar a noite de Fafe no centro. Pensem nisso grandes otários! Viajem, abram os horizontes! Conheçam outros sítios e limitem-se a copiar os bons modelos.

Anónimo disse...

Onde existe o posto de turismo não se perdia nada se existisse outro café
O café existente nessa zona no Verão á noite não se arranja mesa, está sempre cheio. As pessoas quando está calor gostam de esplanadas perto de jardins e de agua. Ou então, cafés ambulantes que funcionassem só de Verão.