20 maio 2009

Temos cinema !!


Parece-me justo associar uma sala de cinema ao mais conceituado cineasta português ainda em actividade. A inauguração da sala de cinema Manoel de Oliveira no cine teatro em Fafe que aconteceu no dia 17 de Maio foi um acto mais que simbólico. Mais que o simbolismo do nome da sala, é justo referir a importância desta inauguração e de uma arte que tem estado esquecida no nosso concelho, atenuando uma lacuna que existia (e continua a existir...) em Fafe. O estudio Fénix já não tem a importância de outrora e as salas de cinema hoje em dia e, um pouco por todo o lado, estão associadas a um conceito e exploração consumista. A sala com capacidade para 150 pessoas não explora uma vertente comercial à americana com coca cola, pipocas e afins mas, o que pode ser uma desvantagem a nível comercial, também pode ser uma vantagem se soubermos capitalizar e "culturalizar" bem o espaço criado, criando um nicho interessante no seio de uma arte que tem muitas vertentes por explorar. A sala que será mais vocacionada para a projecção e divulgação do cinema português inicia esta semana a projecção do filme "Louca por compras" com sessões no Sábado às 22 horas e Domingo às 15:30 e 21:30. O preço é de 2,5 eur, o que parece bastante acessível, bem inferior à média das salas mais comerciais.

4 comentários:

António Daniel disse...

As pipocas dispensam-se. São uma «badalhoquice» americana. A coca-cola também, mormente aqueles irritantes sscchhhh da palhinha. Agora só falta portarem-se dignamente e tornar um hábito a saída para ver cinema em Fafe.

Anónimo disse...

A melhor noticia é mesmo o preço.

OTB_PunK disse...

Há que aproveitar este preço!

Maria Filomena disse...

O meu primeiro encontro com os audio-visuais, foi à porta da venda do S.ºJoel. Com a sétima arte, foi no quital da minha prima Alice. O filme foi exibido por um desses cinéfulos ambulantes. Em adolescente descobri o cine-teatro e fiquei encantada, a imagem era de melhor qualidade e os personagens não ficavam tortos por causa do vento. Quando o cine-teatro fechou os frequentadores habituais sentiram a sua falta. Um bem haja pela sua recuperação e tambem pela sala Manuel de Oliveira