04 outubro 2008

Um blogue arqueológico a descobrir...


Pela primeira vez, publicamos um post dando destaque a outro blogue fafense mas a qualidade do mesmo assim o exige.
Foi com natural agrado que chegou ao email do Blogmontelongo, um endereço de outro blogue fafense com enorme qualidade informativa. Nele, descobrimos toda uma panóplia de informação arqueológica do nosso concelho, especialmente da actividade levada a cabo pela Associação fafense ARCO. No recente blogue que pode ser visitado na página http://arqueofafe.blogspot.com/, encontramos inúmera informação dos mais importantes achados arqueológicos concelhios, como por exemplo, o Túmulo Pré-histórico de Vale Farreiro em Serafão, o Povoado de Sto Ovídio, o Moinho de Aboim ou a importante Estátua do Guerreiro Galaico encontrada em Sto Ovídio. O autor do mesmo, de seu nome Jesus Martinho, nascido em Elvas, é profissional de Arqueologia há 30 anos, iniciando a sua actividade no Campo Arqueológico de Braga onde trabalhou durante 9 anos como técnico do Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte. Foi, também, o impulsionador do Gabinete Municipal de Arqueologia de Santo Tirso onde durante 8 anos desenvolveu actividades no âmbito da cultura e da arqueologia. Fez parte da equipa de arqueologia do Parque Nacional da Peneda-Gerês e daí foi requisitado pela Secretaria de Estado da Cultura para fazer parte da 1ª equipa de estudo da Arte Rupestre do Vale do Côa, onde permaneceu durante cerca de três anos. Há 8 anos que trabalha no sector de Cultura do Município de Fafe e, para além disso, é membro do corpo técnico da secção de arqueologia da ARCO.
Já aqui dissemos que Fafe tem uma enorme quantidade de achados dignos de nota mas que não estão divulgados junto do grande público. Este blog é uma importante ajuda nesse sentido e vale a pena lê-lo com toda a atenção.

1 comentário:

Jesus Martinho disse...

Caros Senhores:
Foi naturalmente com muito agrado que li o vosso gentil post sobre o meu blog de arqueologia de Fafe.
É sempre bom sentirmos o retorno positivo da nossa actividade.
Sem querer fazer aqui uma simples troca de galhardetes,devo dizer que de há um tempo a esta parte visito este blog e é com enorme satisfação que vejo retratados motivos arqueológicos e do nosso Património Cultural, ainda por descobrir.
A divulgação é a melhor via para a salvaguarda do Património, sobretudo arqueológico, pela sua maior fragilidade.
Enquanto tiver forças continuarei esta batalha sabendo agora que não estou só e poderei contar com o vosso precioso apoio.
Muito obrigado e continuem a destacar a Cultura Fafense.
Cordialmente
Jesus Martinho