03 setembro 2008

Escola da Feira-Velha demolida


Inaugurada em 1940, em pleno Estado Novo e por ocasião da comemoração da Fundação da Nacionalidade e da Restauração de Portugal, a Escola da Feira Velha era, na altura, de um estilo que impressionava os presentes. O hino da mocidade portuguesa e a Portuguesa foram entoados aquando da sua inauguração e centenas de crianças e adultos assistiram ao acto solene que contou com a presença dos trabalhadores do campo, das oficinas e das fábricas dando vivas a Salazar.
Volvidos cerca de 70 anos, a Escola da Feira-Velha foi demolida, mais precisamente no passado mês de Agosto. Fruto da diminuição do número de alunos no 1º Ciclo e com a passagem dos mesmos para outras escolas da cidade, a escola perdeu utilidade e fechou para, mais tarde, vir a ser demolida. Hoje no local onde antes se encontrava a escola, resta um vazio que será preenchido numa primeira fase com o alargamento do parque de estacionamento da Feira-Velha e, mais tarde, na reconversão da actual praça mártires do fascismo.
Fica a foto de um dos últimos dias daquela escola que tantas crianças e professores recebeu obtida no blog http://ensinoemfafe.blogs.sapo.pt.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não havia necessidade! Parece-me necessário haver alguma intervenção naquela praça, mas não me repugnava que a escola lá continuasse com outros serviços. Depois das árvores, a escola! Agora só espero que as transformações sejam positivas. Já agora sugeria que se pensasse em fazer algo para dignifcar a zona da Igreja Matriz. Aquela estrada, além de perigosa - não percebo como não houve acidentes - não permite que a Igreja se «mostre». Aí sim, parecia-me mais correcto. Para isso era necessário que o trânsito fosse desviado no sentido de Pardelhas, tornando aquela zona toda pedonal.
Já agora uma última nota. Talvez aqui não seja o local indicado, mas não me coíbo de dizer que o site da Câmara é bastante pobre e redutor. Ainda bem que existem outros sítios, como este, onde possamos escrever sobre a nossa adorável cidade.

Montelongo disse...

Penso que sim. Ao certo, não sei quem foi mas certamente irá ter uma nota de destaque em breve no nosso blog, caso se confirmem as nossas "suspeitas"...

4 maneiras de ver a mesma coisa... disse...

gostamos muito de visitar o vosso blog .
visitem o nosso e comentem
4maneirasdeveramesmacoisa.blogspot.com

Paulo disse...

claramente a praça da Feira Velha pode esperar uma requalificação sentada. Um local verdadeiramente desolador.