02 fevereiro 2008

Parque Eco-Empresarial em Fafe


Depois do Ecocentro, Fafe irá dispor, em breve, de um parque ecológico a ser construído no local onde ficará situado o novo aterro sanitário do Vale do Ave. O anúncio da abertura do concurso para o fornecimento do estudo prévio e projecto de execução já foi publicado em Diário da República. Este aterro terá ainda, um Parque Temático onde se incluem algumas valências como quinta biológica, jardim de resíduos, lagos e um serviço de compostagem caseira.

17 comentários:

Anónimo disse...

lamentavelmente vamos ter uma "lixeira" em Cepães com graves consequencias para a polulação sem que alguem tenha
tido a honestidade de esclarecer
e encarar o problema, sem que as
entidades responsáveis assumissem e apresentassem outras alternativas, sem que tivessem em conta qual o local do concelho que menos afectaria as populações.
É caso para dizer "Cepães com novo perfume"

Artur Ribeiro disse...

A politica é mesmo porca.
Imaginem que por jura de AMOR o Presidente da Câmara oferece esta prenda à "sua terra".
É certo que ele´não é Cepanense, por acaso nasceu em Cepães. Eu sou Cepanense por opção, é uma adesão pessoal, não nasci em Cepães, mas vivo em Cepães e defendo Cepães.
Mas como o Sr. Presidente entende que o Aterro é uma mais valia, agradeço desde já a generosidade e tentarei lebrar para sempre a sua obra.

Artur Ribeiro disse...

Apresento as minhas desculpas, e altero o comentário. Onde está escrito (lebrar) deverá ler-se lembrar.

Anónimo disse...

A política é mesmo porca?
Há sem dúvida erros, mas há cada vez menos pessoas que se "chegam à frente" para nos governar... se ninguém quer alguém tem de ser... mesmo se nao temos as melhores alternativas!
Permite-me portanto discordar contigo ó Artur!
Quanto à lixeira o povo quer que o lixo desapareça da porta das suas casas, não se importa como nem para onde vai. Agora que vai para próximo dele, rua daqui com ele! Esquece-se que até agora outros receberam os seus "restos". É uma populaçao cada vez mais degradante! Exemplo disso são os inúmeros sacos de lixo que, mesmo aos feriados, permanecem à porta das pessoas! E ainda acha o povo que os "homens do lixo" têm mas é que vir recolher o lixo aos domingos: "eu também trabalho ao Domingo, porque não fazem eles o mesmo?". Resposta: eles não são menos do que nós!!! A terra começa nas pessoas que nela habitam! Por isso Fafe permanece imutável há tantos anos... as pessoas não evoluiram.
PS: perguntem aos residentes de Cepães se separam o lixo... querem alternativas? Eu sou de Cepães e sinto-me estranha nesta terra por separar o lixo!

Artur Ribeiro disse...

És muito "limpinha", é pena não seres capaz de dar a cara.

Anónimo disse...

Gostei!!!
É mesmo assim. Temos que combater todos aqueles que atiram pedras e escondem a mão.
Há gente assim... simplesmente cobardes que apenas querem fazer boa cara ao poder.
Artur estou contigo.

Anónimo disse...

Fossem todos limpinhos como eu!
Fazer boa cara ao poder? Não... Eu apenas revelo as minhas escolhas... Se coincidem com o actual poder? Bom para mim... sinal que felizmente quem está no poder defende as minhas convicções ou pelo menos tenta... Agora não achei muito bem a defesa do "anónimo" que diz que eu sou cobarde... afinal também ele assina anónimo...
Lá está mais uma vez a terra começa nas pessoas que nela habitam!
E a conversa está já a ter um tom hostil... que não fui eu que comecei!! Por isso fiquemos por aqui! Além disso artur já percebi a tua intenção.
Honras a velha noção que as pessoas têm das pessoas da aldeia: "cuscas" que só querem saber a identidade das pessoas para lançar o "boato" em cepães! É assim que pretendes atrair população para a tua terra? Com hostilidade? Boas estratégias representam bons políticos!
Eu pensava que o mais importante eram as opiniões! Mas está bem... Essa do "limpinha" não te saiu muito bem... Cidadão que é bom cidadão preocupa-se com o ambiente e com a conjectura actual nada favorável ao mesmo!
Essa deixa foi baixa e reles! Sinal que o meu comentário te incomodou! Não soubeste responder à altura!

Anónimo disse...

que venha o parque Eco-Empresarial!!!
**
se for feito dentro das especificações técnicas e legislação ambiental

Sempre é melhor que ver o lixo espalhado pelo ambiente!

Artur Ribeiro disse...

Bom dia.
Vou tentar responder à altura...
Pessoas "cuscas" são aquelas que não assumem aquilo que dizem, e então fica tudo no "diz que diz".
"Boato" é fazer passar a ideia que em Cepães hà lixo espalhado pelas ruas.
"Boato" é dizer que as pessoas da aldeia são todas "cuscas".
"Boato" é dizeres que sabes qual é a minha intenção.
Cepães é, sempre será, uma Freguesia limpa. Sabes porquê? Porque as pessoas de Cepães são educadas, respeitadoras e informadas.
Sabias que o Sr. Presidente da Câmara de Fafe esteve em Cepães no dia 30/05/2009? Será que foi para "cuscar" ou para continuar o "boato"? Não menina, em Cepães não houve "boatos", houve factos e argumentos. Havia "Aterro Sanitário", havia projecto e havia intenção de fazer tudo às escondidas. Mas não foi possível.
Portanto nesse dia ficou tudo dito, em público, não é "boato". É caso para dizer "menina o teu rei vai nu".

Manuel Costa dos Santos disse...

Sr Artur Ribeiro, permita-me que lhe diga que os seus comentários roçam a malcriadez. Não se percebe a hostilidade com que encara uma opinião normal de uma cepanense como o senhor que apenas é divergente da sua. isso não é sinal de cultura democrática. deixe-me dizer-que que cepaes é reflexo do resto do concelho de Fafe. há lixeiras a céu aberto ainda. na estrada que liga Fafe a cepães pela fonte da cana, há uma lixeira que só não é maior porque foram colocadas vedações em arame para as pessoas não deitarem p la o lixo e pq as ervas e silvas tapam os sacos de lixo que la estão.
o aterro já não vem para já para Fafe. n sei se será bom ou mau. mas para algum lado tem que ir ou será que o seu lixo não terá que ir para algum sitio?! que cultura ecológica é a sua? so sabe olhar para seu umbigo!! aconselho-o a pesquisar sobre aterros e obtenha mais informação sobre o que diz. mas não so a informação que lhe interessa. procuere bem e veja os excelentes exemplos de aterros ecologicos que ja existem por essa Europa fora.

Gonçalves disse...

Caro Artur, os teus comentários revelam o típico perfil do português: critíca tudo e todos e quando alguém toma medidas para melhorar algum aspecto é o primeiro a dizer mal e a ainda afirma que "a política é mesmo porca". Mas afinal o que é que sugeres para a resolução deste problema? Sim, porque quem critíca é porque tem uma ideia melhor... Aliás, afirmas que os Cepanenses são respeitadores, educados e informados. Pois olha que não é essa a imagem que estás a dar da tua terra, pois revelas ignorância e cultura anti-democrática para com quem tem uma opinião diferente da tua.
Por último, concordo com o que o Sr Manuel dos Santos referiu: não faltam exemplos de sucesso de aterros ecológicos lá fora, o que credibiliza ainda mais esta solução. Até porque com as preocupações actuais sobre a sustentabilidade ambiental, questões como esta revelam-se de extrema importância para a qualidade de vida das gerações vindouras.

Anónimo disse...

Incrível!!!
"Cusca"; "Boato"; "malcriado"; "antidemocrático" e segundas intenções...
Umbigo!!!
Desculpa Artur, mas eles não te merecem...
Não percas mais tempo, sei que não tens o umbigo na mão, e não entrarás na política do "Baixo-ventre".
Termino com esta dedicatória: " O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisa inexplicáveis e pessoas incomparáveis." In Fernando Pessoa.

arturibeiro disse...

Ficarei por aqui.
O meu primeiro comentário em que referi que "a politica é mesmo porca" foi feito nos finais de Abril de 2009. Nessa altura havia uma conjectura em que essa afirmação era correcta e necessária. Assumo que neste momento, e após a reunião com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe esta afirmação está ultrapassada. Até porque neste momento, e a partir do dia 30/05/2009 foi assumido, de forma clara, todo o processo. A partir daqui tudo foi clarificado e dito que o aterro não vem para Cepães. Quero querer e confiar nas palavras do Sr. Presidente da Câmara.
Os outros comentários surgem de uma provocação, "oh Artur", à qual respondi de forma clara e sucinta. Porque "quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele".
Em todo o caso deixarei o convite para quem o quiser aceitar. No término deste debate ficaria bem uma visita ao aterro sanitário de Gonça e outra a Cepães. Porque contra factos não há argumentos.
Com humildade e respeito despeço-me deste debate, na certeza que as politicas passam e ficam apenas as pessoas. Na vida temos de conhecer e nunca esquecer: o que procuramos, o que queremos ser, em que poderemos ser úteis à sociedade e onde seriamos mais felizes. Por isso, e se de facto ofendi alguém, deixo as minhas sentidas desculpas. Um abraço e até sempre.

Silva disse...

É de lamentar que um simples comentário (desabafo) tenha merecido tanta crítica.Sinceramente a maior ignorância está naqueles que não são capazes de analisar as situações.
Entendeu o Sr. Manuel Santos e o Sr. Gonçalves que poderiam ser juízes na contenda.
1º Não soberam ver que a malcriadez está na provocação "oh Artur" seguida de uma série de atributos mal intencionados e depravados.
2º A Democracia e a boa educação exigem o respeito pela opinião dos outros mas não proíbe o direito de resposta.
3º Muito honestamente malcriadez, falta de sentido democrático e má imagem de Cepães existe da parte dos provocadores, anónimos do Sr. Manuel Santos e Sr. Gonçalves.
No meu sexto sentido atrevo-me a dizer que o Sr. Gonçalves tentou uma manobra de oportunismo politico, mas mal calculo, como sempre.

A. Sousa disse...

Concordo consigo. Em todo o caso acrescento.
1º Como vivo numa aldeia sinto-me ofendida pela anónima que afirma que as pessoas típicas da aldeia são... Isto é falta de educação, malcriadez.
2ºO Sr. Santos na sua prepotência aponta o local da lixeira, mas ela deve ser tão grande que não se vê com as ervas. Olhe a lixeira deve ser grande mas não tão grande como a sua ignorância, malcriadez e insolência.
3º O Sr. Gonçalves foi inoportuno e iníquo. Reparei que critica as políticas de Fafe mas não apresentou alternativa. Classifica a sua atitude como ignorância ou comportamento antidemocrático?

Freitas disse...

Quem esteve na sessão de esclarecimento em Cepães compreendeu.
As palmas que recebeu foi uma prova de confiança. Poderá haver sempre alguém que discorde disto ou daquilo. Para recordar ficará para sempre a imagem de um homem lúcido, educado mas combativo.
Parabens Sr. Artur Ribeiro.

Rui do Ó disse...

Artur Ribeiro, Anónimo, Silva, Sousa... É clara a minha discordância com todos vocês. Devo informá-los que muita tinta correu em cepães antes de qualquer esclarecimento. O lixo vinha para aqui, para acolá, para ali. É do meu entender que as pessoas devem ser mais pacientes e não tão impulsivas, tal como o sr. artur que no calor do momento afirma que a política é muito porca! Concordo que todos revelam cultura anti-democrática. É bom respeitar a opinião dos outros e perceber antes de criticar. A "lixeira" poderia até ser motivo de promoção e impulsão da cidade e da aldeia, na condição de representar um exemplo a seguir.