05 setembro 2007

Faculdade de Economia do Porto estuda reconversão do Vale do Ave


Uma investigação integrada num projecto europeu da Faculdade de Economia do Porto quer explicar como é que a região do Vale do Ave que integra 10 concelhos, entre os quais Fafe, ultrapassou a crise provocada pelas deslocalizações. A deslocalização de fábricas para países com custos de mão-de-obra mais reduzidos não arrasta inevitavelmente regiões, como o Vale do Ave, para a estagnação económica. O Centro de Estudos de Economia Industrial, do Trabalho e da Empresa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto está a estudar a regeneração desta região portuguesa, outrora muito dependente de indústrias como a têxtil e a do calçado.
Sara Cruz, uma das responsáveis afirma mesmo que "É um caso extremamente interessante para investigação", observa, citando a criação de novos "clusters" industriais, ligados, por exemplo, à indústria automóvel ou de polímeros.
O Vale do Ave é uma "região extremamente rica para avaliação do papel dos agentes dinamizadores", acrescenta. O estudo vai analisar de que forma as políticas e iniciativas locais, nacionais e europeias se conjugaram, procurando traçar as "boas práticas" na região, que podem servir de exemplo a concelhos menos bem sucedidos.

Sem comentários: