25 junho 2007

Centro da cidade... Uma arquitectura singular!


O Brasil, na segunda metade do século XVIII e durante o século XIX foi o lugar propício para a acumulação de fortuna. Milhares de portugueses emigraram para lá por essa altura e, aquando do retorno, as vilas do Minho passaram a ser o lugar privilegiado para projectos de investimento comercial e urbanístico. Fafe deve a estes retornados brasileiros uma arquitectura singular que ajudou a edificar o nosso centro urbano.
Quem passa pelo centro da nossa cidade, repara nas inúmeras marcas dos “brasileiros” em Fafe, sobretudo as casas construídas no centro da cidade entre 1860 e 1930, apresentando características arquitectónicas e aspectos decorativos próprios, como se poderá observar nos palacetes existentes na nossa cidade, nas casas com fachadas com azulejos, nas clarabóias e estatuetas, nas paredes grossas de pedra, portas ricamente almofadadas e pintadas a branco e ouro, entre outras características. Hoje em dia, muitas delas são consideradas património municipal mas, outras, foram destruídas e, actualmente, onde existiam outrora belíssimos exemplares desta arquitectura única, restam prédios desordenados e esteticamente desenquadrados da estética “brasileira”.

5 comentários:

Anónimo disse...

ola, neste momento estou a fazer um trabalho acerca de montelongo para a disciplina arquitctura paisagista, mas infelizmente encontro muito pouca imformação a nivel vegetal, e constituição do solo, como tambem os conclhos /freguesias, se por acaso voce tivesse imformação a esse nivel, gostaria k ma envia-se para whisper_haunted@hotmail.com, ficaria agradecido e muito obrigado.
A! tambem gostaria de fotos de boa resuloção... obrigado e abraços

Montelongo disse...

Caro Ruben,
Em relação ao teu pedido, informo-te que não possuo informação a esse nível do concelho de Montelongo. Mas, aconselho-te a procurar informação junto das entidades municipais e na biblioteca e arquivo municipal de Fafe.
Saudações

anthony disse...

bom dia,neste momento estou a escrever uma tese sobre a arquitectura "brasileira em fafe".Poderia m informar m qual o estilo arquitectonico utlizado para a projecção dessas magnificas casas "brasileiras".e se possivel tambem as ifluencias artisticas dessa arquitectura.
espero pela vossa resposta,e desde ja fico agredecido.
obrigado
ass:Anthoy Garcia
mail:anthony_garcia84@hotmail.com

Luiz Guimarães disse...

Olá, gostaria de saber como posso conseguir uma cópia da monografia de Miguel Monteiro – Fafe dos ‘Brasileiros’ (1860-1930) – Perspectiva histórica e patrimonial, Fafe, 1991, pois estou, muito interessado em tentar estudar os portugueses que migraram para o Estado do Pará - Brasil, no século XIX. se for possivel me ajudar, lhe agradeço.

informe-me para luiz.avg@ibest.com.br

Luiz Guimarães disse...

Olá pessoal voces poderiam me informar onde posso localizar em Fafe os Inventarios e testamentos de "brasileiros" (portugueses restornados para Portugal) que tenham falecido entre 1890 e 1910. Estão no Arquivo Municipal de Fafe ou no Museu do Emigrante??. É por que estou procurando reconstituir a história de vida de um português chamado Fortunato Alves de Sousa. Ficaria muito grato se puderem me ajudar.