Outrora chamada de "Moraria Regis", Moreira de Rei foi um importante couto anexo ao concelho de Monte Longo até às reformas liberais do século XIX. O primeiro documento que nos fala desta freguesia é uma doação feita por Ordonho III ao Mosteiro de Guimarães em 951. Foi antigamente da coroa e depois passou para a casa de Bragança. D.Afonso Henriques, antes de 28 de Julho de 1180, doou a igreja da freguesia ao Mosteiro de Guimarães.
Terra priveligiada ao longo dos tempos, Moreira do Rei foi um couto real como prova a foto que ilustra um marco de delimitação de couto e que pode ser observado no "confurco".
Hoje, Moreira do Rei faz parte integrante do nosso concelho e é uma das freguesias mais populosas.
4 comentários:
ola sou de moreira de rei e nao veijo onde é que se situa esse pelourinho? fico andimrada porque penso bem conhecer essa terra que é a minha.respondem por favor gostaria d'ir ver......elisabeth martins
Olá Elisabeth.
Não sei onde existe esse pelourinho. Penso que te podes informar melhor sobre isso na Junta de Freguesia
O pelourinho fica sempre perto da Igreja,isto é um Marco,que identifica o Senhor da terra, neste caso D.Rodrigo de Moura, Conde de Castelo Rodrigo.Fica este marco situado no Confurco, perto de Varzeacova, salvo erro.A propósito,sabe-me dizer onde fica o Menir de Cepães.OBR.
bondia chamo-me fernando novais antunes natural de courtinhas moreira do rei fafe,afirmo que è do meu conhecimento que ainda à bastantes jovens que nao conhecem a verdadeira histoia de moreira do rei nem de fafe,seria uma boa informacao para os jovens moreira do rei e visitantes plantar umas placas com sectas indicativas com inscricaoes explicativas dos munumentos,e da historia do passado
Enviar um comentário