Nas freguesias fafenses de S. Romão de Arões e Fornelos reivindica-se a confecção do mais saboroso pão-de-ló, doces e biscoitos regionais, cuja fama se estende pelo país mas é a vitela assada que projectou a gastronomia fafense um pouco por todo o lado. No último quartel do século XIX, escrevia José Augusto Vieira que "é afamada a vitela de Fafe" sendo a matança de vitelas grande no nosso concelho e que "torna Fafe uma celebridade entre os amadores de carne tenra". Para além disso o autor de O Minho Pitoresco refere ainda que "até se exportam, pela fama que tem, por outras localidades".
Afamados eram muitos restaurantes aqui em Fafe lá fora, caso do Zé da Menina, por exemplo, que na altura do comboio em Fafe, era polo de confluência de muitos turistas oriundos sobretudo do norte do país que visitavam Fafe pela sua afamada Vitela. É este o prato típico das feiras francas de 16 e 17 de Maio.
A vitela assada à moda de Fafe pode-se encontrar, ainda hoje, em qualquer restaurante do concelho, tal como o bom vinho verde típico da região.
Mas também o anho assado é especialidade gastronómica, sobretudo nas festas do concelho. Menos usual hoje em dia é o "bacalhau à músico" e que tem por homenagem a ligação íntima do concelho à musica filarmónica mas ainda se pode encontrar em alguns cardápios locais.
A gastronomia fafense é sempre um bom motivo para visitar o nosso concelho!