02 setembro 2011

Impressões de Uns Dias de Agosto em Fafe

O Mau:
Festa e foguetório que o meu povo gosta. Os habituais carros dos nossos emigrantes com o símbolo da FPF no vidro traseiro e a gradual degradação do Parque da Cidade. Dão-se alvíssaras a quem encontrar vidros de garrafas partidas e embalagens de seringas. Se juntarmos a isso o aspecto «terraplanagem» da restante zona, estão reunidas todas as condições para termos um horizonte medonho. Sugiro que os filhos das entidades competentes lhes peçam para andar um pouco de skate ou patins nesse espaço. Talvez assim se possam sentir «inquietos».

O Bom:
Aboim e respectivos acessos. A terra está bonita, enquadrada numa paisagem única. O Museu, simples mas imenso, a disponibilidade do Sr. António Novais e um pequeno passeio pedestre, permitiram-me passar um bom Domingo e esquecer a mágoa do Parque da Cidade.
O Torneio de Portugal e a ocasião do reencontro com amigos que nos fazem adiar o inevitável: o adeus ao Minho.

António Daniel

14 comentários:

Mario Costa disse...

Mas, o belo parque pelo que sei, tem um relogio com ponteiros que custaram 7.000 euros caca, um parque de lixo com muito luxo!!!

Anónimo disse...

O mês que mais me custa a passar é de Agosto. E porquê? Sem mais comentários.

Anónimo disse...

Aquele "parque" da cidade é vergonhoso. Mesmo nas barbas da camara e no centro da cidade estar naquele estado é mesmo muito mau. è essencial repensar o projecto. Com menos dinheiro consegue-se fazer daquele espaço muita coisa util porque parece-me que oa grandes investimentos para ali já não vêm... não ha dinheiro.

António Novais disse...

Obrigado pelas amáveis palavras em relação a mim e á minha terra, é sempre agradável ouvir palavras elogiosas ao nosso trabalho, fico grato pelo reconhecimento e espero que numa próxima visita com mais disponibilidade lhe possa mostrar outras maravilhas que por esta terra ainda perduram. Grande abraço...

Pedro Fernandes disse...

Caro António Novais, porque não marcar um convívio na sua terra, mostrar essas maravilhas que refere com os colaboradores, amigos e leitores deste blog?
Fica a sugestão...

Emigrante disse...

''Os habituais carros dos nossos emigrantes com o símbolo da FPF no vidro''.....tens alguma coisa contra os carros dos emigrantes??ou mesmo contra os emigrantes??já me fartei de de ver coments sobre a Cidade de Fafe ressalvando a nossa cultura de emigração Brasileira, aplausos ao museu da emigração de Fafe, único no país, etc... e de vez em quando lá vêm as bocas como estas contra os ''emigras''.
Tens de perceber que Fafe vive e muito à custa desses emigrantes que tu não gostas....
Como Fafense e emigrante exigo mais um bocadinho de respeito.

António Daniel disse...

Caro emigrante, pensei um pouco antes de lhe responder. Como sempre serei bem educado na resposta apesar das óbvias falácias argumentativas presentes no seu post e do tom agressivo como abordou as minhas ideias.
Longe de mim ter qualquer tipo de sentimento menos positivo acerca dos nossos emigrantes. Sempre os considerei corajosos como enfrentaram a vida. Respeito-os imenso por isso. Contudo, não me coíbo de opinar. Obviamente que o seu ponto de vista enferma de algo aparatoso: preconceito. O problema é que a sua interpretação não existiu porque se interessou mais em colocar à frente da sua exposição uma ideia preconcebida expressa na frase «tu não gostas de emigrantes». Além da falta de elegância da expressão faz uma pirueta abusiva e sem sentido. Até lhe digo mais: bom seria respeitar mais os «nossos» emigrantes através de iniciativas que promovessem outros aspectos culturais muito além da questionável abordagem folclórica presente nos mês de Agosto. Poder-se-iam criar mecanismos que levassem a um melhor aproveitamento dos conhecimentos que tenham adquirido nos países de adopção. Porque não possibilitar que artistas, pessoas de cultura, apresentassem as suas produções? Creio que devemos mudar a forma como vemos a emigração, criando simbioses alargadas que, certamente, seriam proveitosas para todos os envolvidos. o que me desgosta é que tudo ou quase tudo esteja reduzido a manifestações tipo símbolo da FPF. Isto, se me permite, não gosto. Estou no meu direito, obviamente.
Caro emigrante, obrigado por ter comentado, mas também lhe devo pedir que seja um pouco mais correcto. Cumprimentos e sucesso para a vida, é o que lhe desejo.

Miguel Summavielle disse...

Caro António Daniel,
Como sempre, um texto assertivo e pertinente.
Dois exemplos que não poderiam estar mais distantes - Parque da Cidade e Aboim.
Um abraço e voto de reconhecimento ao excelente trabalho do Presidente António Novais (espero que não lhe cause constrangimentos...). É destes exemplos que necessitamos. Dinâmica, vontade, imaginação e, fundamentalmente, combate à resignação. Um autarca modelo.
Quanto ao Parque da Cidade, enfim...
Chamei-lhe, num texto publicado no Correio de Fafe há cerca de 8 anos, "urbanização desportiva". Nem sequer esses equipamentos foram construídos!
Defendi nesse mesmo texto, e continuo a defender, a criação de um corredor verde, acompanhando o curso de água, entre Pardelhas e o Intermarché.
Acrescento, porque ainda vamos a tempo, que se deveria alargar a área do actual Parque da Cidade, recorrendo aos terrenos desde a Cisterna de Baixo até a Sto Ovídio (integralmente incluído) e ao Rio Vizela. Ganhávamos um espaço com uma linha de água natural, protegendo o monte e o Castro. Talvez assim se pudesse pensar em fazer um PARQUE DA CIDADE.

Antonio Novais disse...

Aceito o desafio, (como não conheço grande parte deles, é só os colaboradores marcarem data e eu terei muito prazer em recebe-los em Aboim e de lhe poder mostra todo o encanto e beleza que esta terra tem.
Amigo Miguel (permita-me que o trate assim), gostei como é óbvio das suas palavras elogiosas á minha pessoa e sinto-me honrado vindo essas palavras de tão ilustre Fafense, quanto ao constrangimento o senhor já me conhece e sabe que nada nem nimguém, pensa por mim.
Agradeço todos estes elogios mas Aboim precisa da ajuda de todos para que ainda possa vir a ser uma Freguesia que saíu á pouco do anonimato, para se tornar numa referênçia do Concelho de Fafe... A todos Obrigado em nome do (meu Povo)....

António Daniel disse...

Comungo das palavras do Miguel. Há dias um colega meu dizia que o grande problema está na falta de humildade dos políticos em não admitir que falham. Ora, essa é a essência da democracia. Se houvesse essa predisposição, seria possível melhorar as coisas.

António Daniel disse...

António Novais, não necessita de agradecer. Quando as coisas são bem feitas, o reconhecimento é devido sem favor. Só gostaria de lhe dar uma pequena achega: porque não aproveitar alguns aspectos da aldeia e começar a vender miniaturas? Está a ver! O que os economistas apelidam de Merchandising: reproduções do moinho e de outros utensílios agrícolas, vinhos, etc... Se houvesse, por exemplo, um íman para colocar nos frigoríficos. São só ideias que, possivelmente, já haviam pensado.
Cumprimentos

Anónimo disse...

E quem diz um ìman, podia dizer postais, porta chaves e outras coisas para vender no museu de Aboim.

antonio novais disse...

Agradeço as sugestões,mas postais e camisolas do moinho já temos lá á venda, quanto a miniaturas estamos a pensar mas é uma excelente ideia, assim como outros tipos de objetos referentes á nova sala iterpretativa que está a nascer na sala onde decorriam as aulas ao lado do Museu. Como veem esta-mos atentos só que ás vezes nem sempre é possivel fazer tudo de uma só vez. De qualquer forma obrigado atodos pelas sugestões...

Anónimo disse...

na verdade, falar em "PARQUE DA CIDADE" é igual a "ATERRO DA CIDADE", vergonhosamente existe placas que quem segue tal destino, de parque não vê la grande coisa, sobre o corredor verde, isso é de autoria sim do sr. presidente José Ribeiro,não o presidente do Municipio mas sim de um verdadeiro homem GRANDE nas ideias e desenvolvimento e não no pequeno e ridiculo presidente jose ribeiro