20 janeiro 2011

Fafe - Estudos de História Contemporânea

No próximo sábado (22 de Janeiro) vou lançar às 21h30 no Teatro-Cinema de Fafe um livro dedicado à História Contemporânea do concelho de Fafe, cuja apresentação estará a cargo da Dra. Iva Delgado, Presidente da Fundação Humberto Delgado, e autora do prefácio da obra.
Na obra “Fafe – Estudos de História Contemporânea”, que tem a chancela da Editora Labirinto, abordo ao longo de quase 400 páginas numa perspectiva política, económica e social a transição da Monarquia para a República em Fafe, a História da I República no concelho de Fafe, a participação de soldados locais na I Guerra Mundial, o impacto das Eleições Presidenciais de 1949 e 1958 em Fafe, o período do Estado Novo no concelho de Fafe, a transição para o regime democrático, a formação dos partidos políticos em Fafe, e as primeiras eleições autárquicas democráticas concelhias.
Este livro pretende assim ser um contributo para a análise e compreensão da história do séc. XX em Fafe. Neste sentido, gostava de contar contigo na sessão de lançamento, que será antecedida por um prelúdio musical pelo compositor e intérprete Nelson de Quinhones.

Daniel Bastos

P.S. - É com particular satisfação que vimos novos valores como o Daniel Bastos a despontar na história e investigação local. Um trabalho que merece uma atenção cuidada por quem se dedica ao estudo da nossa história recente. Daniel Bastos está de parabéns e esperamos que seja o primeiro de muitos livros do nosso Colaborador.

4 comentários:

Jesus Martinho disse...

Ao meu amigo Daniel que conheço desde muito jovem, quando participou nas acções de limpeza das ruínas do Povoado Castrejo de Santo Ovídio, desejo as maiores felicidades para esta apresentação, que irá, certamente, catapultá-lo para outras investigações na vertente da História local, ainda com muito terreno por desbravar.
Parabéns e um grande abraço.

António Daniel disse...

Parabéns.

Daniel Bastos disse...

Muito obrigado pela vossa amizade e estímulo. Aproveito o ensejo para renovar o convite para estarem presentes no lançamento. Um grande abraço

Riacrdo Matos Fernandes disse...

Caro Amigo. As maiores felicidades para o teu livro. Quero que este livro tenha um sucesso equivalent ao trabalho, dedicação e entusiasmo que nele empregas-te. Os meus parabéns. Um abraço