14 dezembro 2010

Fafe e a Sua Juventude


Mais do que todas as mudanças na sociedade actual, preocupa-me hoje em dia, haver mais de 50% de jovens até aos 24 anos que são “vítimas” dos recibos verdes, de contratos temporários, salários baixos e vínculos laborais precários. Mais do que tudo, preocupa-me que as novas gerações, que são o futuro do nosso país, vivam a angústia de não saber se amanhã terão emprego, alternando constantemente entre o trabalho precário e o desemprego, numa situação de permanente instabilidade que não permite organizar com segurança a vida profissional, nem a vida pessoal e familiar.
O desencanto e a injustiça que sentem é pouco ou nada combatido pelas políticas nacionais e locais que, de uma maneira geral, vão pouco de encontro às expectativas dos mesmos.
Na cidade de Fafe não existem, por exemplo, espaços desportivos gratuitos ao ar livre. Já nos meus tempos de liceu, nos queixávamos disso. Ao fim de semana, variadas vezes, trepávamos as redes da secundária ou do ciclo e aí fazíamos as nossas partidas. Passou-se mais de uma década e o cenário mantém-se.
O cinema desapareceu! Espaços radicais não existem!
Os jovens não têm um espaço onde possam criar, divulgar, interagir e actuar livremente sem terem que andar a pedir autorizações a terceiros.
Existe um edifício com dezenas de associações e não existe uma Casa para a Juventude.
Há mais cultura actualmente e a reabertura do cine teatro permitiu haver concertos de bom nível em Fafe, o que raramente acontecia à pouco tempo atrás.
Inúmeros exemplos poderiam ser dados que justificam o porquê deste distanciamento entre Fafe e a sua juventude.
Os jovens, no fundo, estão desencantados com as opções políticas que, desde sempre, nortearam os destinos de Fafe. Ao não ser proporcionada à juventude meios de criação artística e cultural independente, espaços desportivos e de lazer devidamente enquadrados na cidade, formação ou apoios mais consistentes a diversos níveis, vamos ter cidadãos, no futuro, pouco participativos, pouco dinâmicos e pouco empenhados na transformação da sociedade.
Temos uma sociedade fafense conservadora co-responsável, também, pelo marasmo que se vive ao nível das ideias. O que não se pode admitir é que este conservadorismo alastre desde a base até ao topo da pirâmide.
Falamos cada vez mais em iniciativa privada. A iniciativa privada é essencial para o país e para Fafe. É essencial haver gente que acredite no dinamismo e na criatividade da juventude.
Hoje em dia, é possível ouvir música ao vivo e outras abordagens artísticas em alguns bares fafenses. É essencial não criar entraves para que a iniciativa privada se possa desenvolver cada vez mais. Há que apoiar e incentivar novas formas de expressão cultural.
Há que inverter as opções e apostar numa política sustentada e duradoura que interligue a educação, a juventude e a cultura. Não quero continuar a ver Fafe como uma região cada vez mais pobre, deprimente, de desempregados e com baixo nível cultural.
Neste aspecto, as juventudes partidárias têm que se fazer ouvir. Não basta enunciar um conjunto de medidas que são, meramente, um manifesto de intenções. Há que actuar, denunciar e ter coragem para propor acções ousadas que a juventude fafense já reclama há muito tempo.
Como se não bastasse terem que encarar o futuro com tantas incertezas e instabilidades no mercado laboral, é profundamente injusto quando uma cidade não propicia à sua juventude as mesmas oportunidades que outros concelhos.

Pedro Fernandes

10 comentários:

Fernando Silva disse...

http://teatrocinefafe.blogspot.com/

o mau estado da cultura em Fafe verifica nesta programação.

RIDICULA.

E não ter a tuna do Porto estão com sorte.

OTB disse...

Grande comentario!!!!
Os meus parabens!

Nota: Para quem não sabe aquela banda na foto chama-se "Estroina" e posso-vos dizer que é certamente a banda mais alternativa que já existiu em Fafe, e provalvelmente, a melhor de sempre!!

www.myspace.com/estroinaataca

João F disse...

a juventude de Fafe o que quer é dinheiro no bolso, pra beber uns copos e jogar umas cartadas(a valer, claro)...de resto, se quiserem fazer desporto, têm o parque da cidade com parque radical, campo de futebol de praia, uma pista de cicloturismo com 15 km, umas piscinas com preço acessiveis, um parque no Porto Seguro para marcha ou corrida, uma barragem com Clube Nautico, inumeros trilhos pra caminhada mt bem sinalizados pelos Restauradores(grande Associação)...etc.. pois , mas fazer desporto cansa, claro.
Quanto ao coment do Fernando Silva, tém mt razão, RIDICULA a programação do teatro, mt a condizer com a classe do director, poeta Coimbra, que deve esqueçer a sua condição quando escolhe um cartaz para Fafe.
Não que ele não tenha valor,pelo contrário, tém muito valor , mas deve olhar á condição do resto da população , e no que toca á juventude, garanto que não lhes toca com esta programação.

Alex92 disse...

João F,
a juvetude bebe copos, fuma charros e vai para maus caminhos porque a juventude não tem mais nada para fazer. não admira que se meta nos cafés porque tem sido assim desde sempre porque os habitos estão muito enraizados.
Pista radical no parque onde? Chamas aquilo um espaço radical ao lado do relogio? deves mesmo desconhecer outros espaços radicais.
Conheces algum sitio, por exemplo, para jogar basquet em Fafe sem ser nas escolas? E ringues de futebol em Fafe existem? e já viste algum concerto de rua em Fafe direccionado para a juventude? Não falo em épocas eleitorais...
Consideras animação de rua aquilo que se passa em cima de arcada no Verão? os jovens fogem de lá.
quanto ao cine teatro é um programa para todos os gostos e não critico porque já ouve muita coisa boa. Pior era quando não havia nada. Agora há e ainda bem. o que é preciso é criar hábitos na população!
certo que em Fafe há jovens e jovens mas revejo-me muito neste comentário do Pedro Fernandes.
Fafe tem muitas coisas boas mas também falta muitas outras.

Nabais disse...

Existem alguns comentadores neste Blog que quando é para criticarem a programação do Cine Teatro aparecem em força! Para elogiar nunca aparecem...
Discutam conscientemente e não transformem os comentários do montelongo num espaço de ofensas pessoais. Critiquem construtivamente!

João F disse...

a juventude não tem mais nada para fazer??? e que tal trabalhar para ganhar o seu dinheirinho e sair da casinha dos pais???

Anónimo disse...

Boa noite, Sr. João F.
Em primeiro lugar quero dizer ao Sr. que o seu comentário a respeito da juventude denota falta de gosto, educação e sensibilidade.Não sei quem o Sr. é se é novo ou não, mas também não me interessa. Agora o Sr. não tem o direito de falar da juventude com tanto cinismo e falta de respeito. O que seria de todos nós se não fossem os jovens? Um país de velhos? É neles, que está o futuro do nosso país. Quanto a divirtirem-se têm todo o direito de o fazer, o Sr. deve é ter inveja por não ter a idade deles e a irreverência que lhes é própria nestas idades. Quanto à pregramação do Cine Teatro, quero dizer-lhe que já não tem conta as vezes que lá fui. Já vi excelentes espectáculos nesta casa, e digo-lhe que Fafe se pode orgulhar tanto do espaço, como da programação.Poderá ser melhor? Se calhar até pode, mas lembre-se o Sr. que nas outras cidades também existem espectáculos menos bons. Em Fafe critica-se muito e faz-se pouco, para mudar as coisas.Quanto ao programador não entendo a sua ideia, pois todos sabemos que é um homem culto, muio trabalhador e que de certeza absluta faz o melhor que pode para agradar à população.Pessoalmente não gostei do seu comentário e creio que deve ter mais cuidado para falar da juventude de Fafe. O Sr. se não é, até parece, um servidor da politica, pois só assim se compreende o seu comentário. Mais uma vez lhe digo, se não acreditarmos nos jovens, só nos restam os velhos do restelo, talvez seja ai que o Sr. se reveja.

Fernando Silva disse...

Boa noite.

Se alguem acha que temos um parque radical em Fafe e vou lhe dizer O Sr nunca saiu de Fafe.....

Vou lancar um convite visitem o parque da cidade de Guimaraes e apreciem aquilo sim são condições que as pessoas devem aproveitar.
E juntamente ao parque da cidade de Guimaraes disfrutem do parque radical que la tem.

Abraço

PedroMiguelSousa disse...

Não quero entrar nesta luta, apenas quero deixar este comentário: Fafe está a ser gerida por gente sem ideias. Até há gente porreira (nem todos), mas falta a substância. Existem infra-estruturas, mas se não há uma programação/promoção... pouco vale! Fafe precisa de mudar de rumo. Fafe precisa de saber utilizar o que tem, mas com qualidade. O que adianta ter uma casa bonita se ninguém habita nela? è mesmo isto que é necesário. Uma promoção cultural, desportiva, recreativa... e muito mais turística, que diga assim: 'É bom viver em Fafe!' ou então 'Vamos visitar Fafe, porque lá é bom'. Digam o que disserem, Fafe não tem nada que chame pessoas a visitar-nos, a não ser momentos pontuais. Nem mesmo para comer a tal vitela. Ou há um local de referência? Como acontece com o leitão na bairrada ou o arroz de tomate em Pombal?
(Já agora, deixem de ser anónimos, vamos elevar mais as discussões e, se for preciso, se alguém tiver medo, denunciar quem faz ameaças)

Anónimo disse...

De facto, tenho que concordar que a juventude de Fafe deixa muito a desejar... se há hábitos enraizados, desenraizem-nos... alguém tem que dar o primeiro passo! Afinal onde está a personalidade e irreverência da juventude? Mas isto não é característico de Fafe, é em todo o lado..
Quanto à programação, já enfiavam lá no meio o cinema não? De facto, a experiência diz-me que o "povo" (não generalizando) de Fafe não sabe ir ao cinema.. mas e os que sabem o gostam? Paga o justo pelo pecador como sempre! FAFE!