25 maio 2007

Moreira do Rei - Freguesia com antepassados reais!


Outrora chamada de "Moraria Regis", Moreira de Rei foi um importante couto anexo ao concelho de Monte Longo até às reformas liberais do século XIX. O primeiro documento que nos fala desta freguesia é uma doação feita por Ordonho III ao Mosteiro de Guimarães em 951. Foi antigamente da coroa e depois passou para a casa de Bragança. D.Afonso Henriques, antes de 28 de Julho de 1180, doou a igreja da freguesia ao Mosteiro de Guimarães.
Terra priveligiada ao longo dos tempos, Moreira do Rei foi um couto real como prova a foto que ilustra um marco de delimitação de couto e que pode ser observado no "confurco".
Hoje, Moreira do Rei faz parte integrante do nosso concelho e é uma das freguesias mais populosas.

03 maio 2007

Multiusos de Fafe, pormenores de uma obra!!


O pavilhão multiusos de Fafe é um dos mais importantes equipamentos da nossa cidade, podendo albergar uma variedade de actividades desde eventos desportivos a espectáculos e feiras. O edifício é da autoria do arquitecto Carlos Prata e foi inspirado no Illinois Institute of Technology, desenhado por Mies van der Rohe. Herdou deste o conceito da cobertura realizada por seis vigas de alma cheia das quais se suspende uma laje leve em chapa metálica. O pavilhão compreende dois pisos elevados que se desenvolvem na periferia do edifício, pavimento térreo com piso desportivo e ainda uma parte enterrada de balneários e zonas técnicas. É, de facto, uma obra realmente diferente e arrojada do ponto de vista da engenharia. A suspensão do segundo piso com varões maciços é uma das suas principais características.O custo total da obra teve um valor estimado de 6500000 euros.